Publicado por Redação em Dental - 01/12/2011

Crianças de Florianópolis tem o menor índice de cárie do país

Florianópolis é a Capital do Brasil com o menor índice de cárie aos 12 anos, com uma média de dentes corrompidos, perdidos e restaurados de 0,77%. Significa dizer que cada criança tem menos de um dente cariado nessa faixa etária.
 
O programa está implantado em todas as escolas básicas e desdobradas da Capital, totalizando 36 unidades atendidas.
 
O Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os governos federal e municipal, vem prevenindo as cáries e incentivando a escovação. Nas visitas às escolas, feitas por profissionais da saúde bucal, os alunos recebem kits de creme dental e escovas de dente. Projetos como esse vão continuar em 2012, uma vez que as secretarias de educação e saúde renovaram o convênio para atuarem conjuntamente no PSE.

Desde 2008, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido principalmente nas escolas básicas e desdobradas pertencentes à Secretaria de Educação de Florianópolis. O objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde integral dos alunos, divulgando informações educativas sobre os principais cuidados com o corpo e com a saúde do organismo.

Uma das coordenadoras do Programa Saúde na Escola, pela Secretaria de Educação em Florianópolis, Giorgia Wiggers, explica que a proposta é disseminar informações educativas entre as crianças, proporcionando a adoção de hábitos que contribuam para um desenvolvimento saudável e principalmente a aproximação entre os centros de saúde e as escolas. O trabalho conjunto está resultando em crianças mais saudáveis, conscientes e dispostas aos estudos.

“As atividades do PSE buscam educar os alunos para que eles aprendam a cuidar melhor do próprio corpo, adotando hábitos que contribuam para o seu crescimento saudável e também para a prevenção de inúmeras doenças. Criança saudável tem mais disposição e as possibilidades de aprendizagem são maiores”, destaca a coordenadora.

Fonte:http://www.portaldailha.com.br|01.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Iogurte natural combate o mau hálito, cáries e problemas da gengiva

De acordo com pesquisa realizada por cientistas japoneses, tomar iogurte sem açúcar pode ajudar a acabar com o mau hálito

Dental, por Redação

Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal e também por doenças

Cheiro na boca pode indicar problemas no fígado ou até mesmo diabetes. Médicos alertam para a importância de identificar e procurar um especialista.

Dental, por Redação

Odontologia proporcionando sorrisos

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Eliane Honel, gerente de projetos da MetLife, e Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos da MetLife, participaram do simpósio "Uma odontologia moderna proporcionando sorrisos", promovido pelo Congresso de Marketing e Gestão em Odontologia (Cogem).

Deixe seu Comentário:

=