Publicado por Redação em Dental - 02/01/2014

Dez passos para ter a saúde bucal impecável em 2014

Visitar o dentista duas vezes ao ano e fazer a higiene bucal depois de todas as refeições. Parece simples, mas, ainda assim, poucas pessoas cumprem essa meta. Para ajudar no planejamento de 2014, o dentista e especialista em estética bucal, Joel Mauri dos Santos, elaborou uma lista com dicas essenciais para manter a saúde bucal em dia.

1- Limpeza no dentista
Faça o preventivo de higiene duas vezes por ano. Nesta consulta, o profissional faz uma profunda higienização, polimento dos dentes e remoção de tártaros, deixando os dentes mais claros, limpos e com mais brilho. O tempo de intervalo do controle preventivo varia a cada caso.

2- Higiene bucal
Siga as recomendações do seu dentista para ter uma boa higienização. Escove os dentes diariamente, depois de todas as refeições. Caso o dia tenha sido corrido, não durma sem fazer a higienização, uma vez que durante a noite o fluxo salivar diminui.

3- Escolha a escova certa
Na maioria dos casos, a escova indicada deve ter cerdas macias para não machucar a gengiva. O ideal é que o cabo seja confortável e sem muitos detalhes para não acumular sujeira.

4- Alimentação
Mantenha uma alimentação saudável, pois alguns alimentos auxiliam no processo de limpeza, como a maçã, e outros são importantes para a formação de cálcio para os dentes, como a couve, espinafre e amêndoas.

5- O jeito certo de usar fio dental
O fio dental deve ser usado diariamente. O melhor é usar antes da escovação já que sempre que passamos o fio dental deslocamos parte da sujeira, que precisa ser removida com a escova. Faça movimentos contra o dente de cima para baixo (arcada superior) e de baixo para cima (arcada inferior) segurando o fio dental firmemente e movendo-o para fora da gengiva.
 
6- Avaliação clínica
Faça avaliação clínica digital uma vez ao ano. Nesta consulta, o dentista avalia dente por dente e também a gengiva. Além disso, são feitas imagens com uma câmera intraoral que ficam arquivadas na documentação do cliente. É um exame clínico da saúde oral do paciente.

7- Radiografia
Em média, a cada três anos, deve ser feito um levantamento radiográfico, que é similar a um exame de sangue. Com ele é possível ver a estrutura óssea dental do paciente. Muitos procedimentos são diagnosticados por meio de raios-X.

8- Beba água
Beber água previne mau hálito e doenças como cárie.

9- Lembre-se da língua
É muito importante fazer a limpeza da língua na higienização bucal. O limpador deve ser passado todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias e, consequentemente, o mau hálito.

10- Tratamento ortodôntico
Vale fazer uma avaliação com o ortodontista. A mordida cruzada pode afetar o desenvolvimento da mandíbula e maxilar, além dos ossos da face. Já os dentes apinhados dificultam a limpeza correta.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal e também por doenças

Cheiro na boca pode indicar problemas no fígado ou até mesmo diabetes. Médicos alertam para a importância de identificar e procurar um especialista.

Dental, por Redação

Saiba quais e como os medicamentos podem afetar a saúde bucal

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Dental, por Redação

Especialista ensina como higienizar corretamente os dentes

Mais do que atender a vaidade, exibir dentes brancos e brilhantes significa usufruir de Saúde Bucal. E um dos passos para conseguir esta boa higiene oral é fazer a escovação bem feita com produtos adequados.

Deixe seu Comentário:

=