Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/02/2014

Dia Mundial do Câncer - 04 de fevereiro

Nesta terça-feira, 04 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que tenta evitar milhões de mortes a cada ano, po meio da conscientização e mobilização sobre a doença. A ação envolve governos e outras esferas da sociedade de todo o mundo para o controle da doença.

Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 04 de fevereiro em diversos países. No Brasil, a iniciativa tem apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, estão previstos 576 mil novos casos da doença no Brasil em 2014. Em relação à última estimativa divulgada pelo instituto, há 2 anos, houve crescimento de 10% no número de casos previstos. Em 2011 e 2012, a expectativa era de 520 mil novos casos.

Segundo o instituto, a tendência geral de aumento do número de casos novos é resultado do processo de envelhecimento da população brasileira. Entre 30% a 40% das incidências podem ser evitadas com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas encontram molécula relacionada ao diabetes

Em pesquisa, ausência da molécula PIKfyve em camundongos mostrou-se diretamente relacionada a quadros de pré-diabetes — quando o nível de glicose já está acima do normal

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos exclusivos do SUS terão de ser identificados

Todos os medicamentos adquiridos das indústrias farmacêuticas para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que ser devidamente identificados. O objetivo é criar um mecanismo que ajude a coibir desvios e a comercialização indevida desses remédios.

Saúde Empresarial, por Redação

Complexo industrial da saúde terá incentivo de R$ 92 bilhões

O Governo Federal prevê, para o primeiro trimestre deste ano, a execução de um amplo programa de estímulo à indústria de máquinas e equipamentos médicos e hospitalares, além de incentivos para os fabricantes de produtos farmacêuticos.

Deixe seu Comentário:

=