Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2011

Dia Mundial sem Tabaco: ministro defende aumento de impostos sobre o fumo

SÃO PAULO – Em dia de conscientização, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que é necessário investir no aumento dos impostos cobrados sobre o tabaco e também no combate à pirataria. “Não adianta mexer no preço sem medidas fortes de combate à pirataria do cigarro. Em alguns casos, eles são 40% ou 60% do mercado”, explicou.

Nesta terça-feira (31), o Dia Mundial sem Tabaco completa 24 anos. Segundo a Agência Brasil, a maior preocupação do governo em relação ao controle do tabagismo no País são as pessoas mais jovens e as populações de menor renda – sobretudo as que vivem no meio rural.

Atualmente, as indústrias investem muito na fabricação de cigarros com sabor para atrair o público jovem. Além disso, segundo o ministro, faltam estratégias específicas para as populações rurais, já que muitos deles não frequentam bares e restaurantes e trabalham ao ar livre, o que torna pouco eficientes medidas como a proibição do fumo em locais fechados.

Fumar apenas em lugar aberto
A mudança na legislação brasileira para que o fumo seja banido de todos os ambientes fechados foi defendida pelo diretor-geral do Inca (Instituto Nacional do Câncer), Luiz Antônio Santini. A expectativa é que uma lei federal seja aprovada ainda este ano.

O maior prejuízo provocado pelo tabaco é o alto índice de mortalidade, salienta Santini. Oito em cada dez homens que morrem por doenças respiratórias crônicas eram fumantes, e, entre as mulheres, a proporção é de seis em cada dez.

Além disso, o diretor-geral do Inca lembra que 90% dos casos de câncer de pulmão registrados no Brasil estão associados ao fumo. “O cigarro também é incapacitante. A pessoa fica impossibilitada de se locomover, com insuficiência respiratória, que é um sofrimento enorme”, explica.

Medidas
No Dia Mundial sem Tabaco, o ministro anunciou uma ampliação de 68% nos recursos destinados a programas do SUS (Sistema Único de Saúde), voltados para o atendimento a fumantes que desejam largar o cigarro.

O Inca, por sua vez, lançou o Observatório da Política Nacional de Controle ao Tabaco (www.inca.gov.br/observatoriotabaco), uma página na internet com informações atualizadas sobre o assunto.

Fonte: web.infomoney.com.br | 31.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Número de empresas tocadas por mulheres sobe 21% em dez anos

A qualificação profissional está ajudando muitos brasileiros a abrir o próprio negócio, e boa parte desses novos empreendedores é de mulheres.

Notícias Gerais, por Redação

Seguradoras lançam princípios de sustentabilidade em parceria com a ONU

Foram lançados nesta terça-feira (19) os princípios de sustentabilidade em seguros da Unep FI (United Nations Environment Programme Financial Initiative), entidade criada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Notícias Gerais, por Redação

Mercado espera nova queda da taxa básica de juros nesta semana

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã e quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=