Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2011

Dia Mundial sem Tabaco: ministro defende aumento de impostos sobre o fumo

SÃO PAULO – Em dia de conscientização, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que é necessário investir no aumento dos impostos cobrados sobre o tabaco e também no combate à pirataria. “Não adianta mexer no preço sem medidas fortes de combate à pirataria do cigarro. Em alguns casos, eles são 40% ou 60% do mercado”, explicou.

Nesta terça-feira (31), o Dia Mundial sem Tabaco completa 24 anos. Segundo a Agência Brasil, a maior preocupação do governo em relação ao controle do tabagismo no País são as pessoas mais jovens e as populações de menor renda – sobretudo as que vivem no meio rural.

Atualmente, as indústrias investem muito na fabricação de cigarros com sabor para atrair o público jovem. Além disso, segundo o ministro, faltam estratégias específicas para as populações rurais, já que muitos deles não frequentam bares e restaurantes e trabalham ao ar livre, o que torna pouco eficientes medidas como a proibição do fumo em locais fechados.

Fumar apenas em lugar aberto
A mudança na legislação brasileira para que o fumo seja banido de todos os ambientes fechados foi defendida pelo diretor-geral do Inca (Instituto Nacional do Câncer), Luiz Antônio Santini. A expectativa é que uma lei federal seja aprovada ainda este ano.

O maior prejuízo provocado pelo tabaco é o alto índice de mortalidade, salienta Santini. Oito em cada dez homens que morrem por doenças respiratórias crônicas eram fumantes, e, entre as mulheres, a proporção é de seis em cada dez.

Além disso, o diretor-geral do Inca lembra que 90% dos casos de câncer de pulmão registrados no Brasil estão associados ao fumo. “O cigarro também é incapacitante. A pessoa fica impossibilitada de se locomover, com insuficiência respiratória, que é um sofrimento enorme”, explica.

Medidas
No Dia Mundial sem Tabaco, o ministro anunciou uma ampliação de 68% nos recursos destinados a programas do SUS (Sistema Único de Saúde), voltados para o atendimento a fumantes que desejam largar o cigarro.

O Inca, por sua vez, lançou o Observatório da Política Nacional de Controle ao Tabaco (www.inca.gov.br/observatoriotabaco), uma página na internet com informações atualizadas sobre o assunto.

Fonte: web.infomoney.com.br | 31.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

PIB cresce 0,6% no primeiro trimestre e chega a R$ 1,11 trilhão

O Produto Interno Bruto (PIB), a so9ma de todas as riquezas do País, subiu 0,6% na comparação com o quarto trimestre de 2012, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Defasagem do IR é de 66,4%; imposto não acompanha inflação

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) tem denunciado que a defasagem na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) atinge 66,4%.  

Notícias Gerais, por Redação

Aviso prévio maior vale só para o empregado, diz ministério

O Ministério do Trabalho publicou a nota técnica nº 184 para esclarecer pontos polêmicos da nova lei sobre aviso prévio e afirmou que o novo aviso, que foi ampliado de 30 para de até 90 dias, vale apenas para o empregado.

Notícias Gerais, por Redação

Trio de pesquisadores do sistema imunológico vence Nobel de Medicina

O prêmio Nobel de Medicina de 2011 foi atribuído ao americano Bruce Beutler, ao luxemburguês Jules Hoffmann e ao canadense Ralph Steinman por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, anunciou nesta segunda-feira em Estocolmo a Fundação Nobel.

Deixe seu Comentário:

=