Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/12/2012

Dilma: Brasil tem de dobrar renda per capita para ser desenvolvido

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que para o Brasil ser considerado um país desenvolvido precisará "dobrar sua renda per capita", mas ela não se comprometeu com um prazo para atingir essa meta ao discursar no almoço com os oficiais generais das Forças Armadas.

"Se quisermos ter uma meta ambiciosa, não vou dizer a data, temos que dobrar a nossa renda per capita. Nós seremos um País desenvolvido se dobrarmos a renda per capita", discursou a presidente.

Ela voltou a dizer que está tentando dar mais competitividade ao País e citou alguns avanços que na sua avaliação já abriram caminho para isso.

"Se nós queremos nos afirmar diante do mundo, nós temos de ser competitivos. Como seremos?... Primeiro, nós não seríamos competitivos com as taxas de juros praticadas no Brasil que eram extremamente divergentes das praticadas em todo o mundo", discursou Dilma para os militares.

"Também não seríamos competitivos se tivéssemos uma valorização artificial da nossa taxa de câmbio. E terceiro, nós não seremos competitivos se não atacarmos os gargalos da infraestrutura e se não reduzirmos o custo de energia no nosso País", disse a presidente.

Mais cedo, a presidente havia lançado um programa de investimentos em aeroportos, e anunciou a concessão de mais dois aeroportos à iniciativa privada - Confins (MG) e Galeão (RJ).

Dilma reafirmou ainda sua aposta na educação como forma de garantir uma vida melhor para as crianças e jovens no futuro e disse que por conta disso o governo enviou ao Congresso uma medida provisória, destinando os recursos de royalties de petróleo com futuros campos a serem explorados para a educação.

A distribuição dos royalties de petróleo dos campos já contratados tem mobilizado o Congresso nas últimas semanas, numa disputa entre os Estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e os Estados não produtores, que reivindicam uma nova fórmula de divisão dessa receita, que atualmente é destinada na sua maior parte para os produtores.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Pagamento de 1 salário mínimo do PIS/Pasep começa hoje; entenda

A partir de hoje, Caixa e Banco do Brasil iniciam o pagamento do abono salarial PIS/Pasep a cerca de 21,4 milhões de beneficiados, segundo o Ministério do Trabalho.

Notícias Gerais, por Redação

Microsseguro poderá ser vendido pela internet e pelo celular

As seguradoras deverão começar a vender, até o fim deste ano, os chamados microsseguros. Esses produtos, voltados para a população de baixa renda, poderão ser vendidos por meios remotos, como internet, celular e maquininhas de cartão de crédito, além de bancas de jornal e vendedores de porta em porta.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vê espaço para mudar Lei de Licitações

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse na manhã desta terça-feira considerar que há "clima" político para o Congresso para fazer alterações na Lei de Licitações (número 8.666). Mas a votação só deve ocorrer após as eleições municipais de outubro.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiro em NY gasta R$ 773 ao dia, o dobro da média

Os brasileiros que visitam Nova York gastam, por dia, duas vezes o valor que os turistas costumam desembolsar nas visitas à cidade, segundo o NYC & Company, órgão oficial para o marketing do turismo na cidade.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias despencam com temores sobre dívida nos EUA

O principal índice das ações europeias recuou ao menor nível em quase sete semanas nesta segunda-feira, com o impasse político nos Estados Unidos sobre o deficit do país se somando à preocupação dos investidores sobre a dívida da zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego fica estável em 6% em setembro, aponta IBGE

A taxa de desemprego ficou em 6% em setembro, estável em relação a agosto. O percentual é inferior ao registrado em setembro 2010 --de 6,2%. Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE.

Deixe seu Comentário:

=