Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/11/2015

Dilma diz que 'não tem que concordar sobre tudo' com Lula e faz apelo por CPMF

Presidente afirmou estar em fase Dilminha paz e amor, resgatando frase de Lula

A presidente Dilma Rousseff fez na manhã desta segunda-feira, na Turquia, uma das defesas mais veementes da permanência do ministro da Fazenda no cargo - e também de um dos pilares do pacote fiscal de Joaquim Levy, a volta da CPMF.

Questionada durante a cúpula do G20 se concordava com avaliação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o "prazo de validade vencido" de seu principal auxiliar econômico, a presidente afirmou "não ter que concordar com tudo" que seu antecessor e padrinho político pensa.

"Não só gosto muito do presidente Lula, como o respeito, e isso é público e notório. Agora nos não concordamos e não temos que concordar com todas as avaliações."

 

"Eu não tenho de concordar com tudo que pessoas das quais eu gosto imensamente pensam. Até porque somos todos adultos e cada um de nós pode ter sua forma de encarar a realidade diferentemente. Mesmo considerando que, no geral, quanto ao país, a gente concorda", afirmou.

Dilma também elogiou Levy – "um grande servidor público", "tem compromisso com o país" – e disse que os rumores sobre sua saída, que cresceram nos bastidores na última semana, são "extremamente nocivos e negativos" ao Brasil.

"As especulações que vira e mexe são feitas quanto ao ministro Joaquim Levy me obrigam também, de forma sistemática, vir a público e reforçar que o ministro Joaquim Levy fica onde está", afirmou.

No mês passado, ao final de visita a Suécia, Dilma havia confirmado Levy no posto – desta vez após críticas do presidente do PT ao ministro – e dito que não comentaria mais o assunto. Mas conversas de bastidor se intensificaram e fizeram a presidente retomar o tema.

Sobre a turbulência política no país, Dilma disse acreditar que "a situação está cada dia se normalizando", e que o governo possui hoje maioria no Congresso – "bem confortável" ou "mais apertada" a depender das questões em pauta.

'Consciência' para aprovação da CPMF

A presidente fez coro com o ministro da Fazenda em defesa da aprovação da CPMF (contribuição sobre movimentações financeiras) como saída para a crise econômica no país. E ensaiou como será a defesa do impopular imposto perante a opinião pública: disse que sua gestão foi a que "mais diminuiu impostos" e que a retomada da CPMF "é para crescer mais, não para gastar mais".

"Nós fizemos um grande esforço de reequilíbrio fiscal. Esse esforço agora vai requerer de nós, para poder fechar as contas e fazer superavit, a consciência e a responsabilidade para aprovar a CPMF. Isso nós vamos ter que discutir com a opinião pública, parlamentares, toda a sociedade brasileira. Porque é uma questão fundamental para o Brasil se ancorar, se estabilizar e ter condições de acelerar o processo de saída da crise."

"Acredito que muitos, como eu, que antes não queriam aumentar imposto, entendem hoje que esse aumento não é para se gastar mais, é uma aumento para se crescer mais, essa é a diferença."

Ao final da entrevista, já deixando a sala no centro de imprensa do G20, a presidente foi questionada se teria algum problema com Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda de Lula e virtual substituto de Levy. Afirmou "não ter problemas com ninguém" e disse estar em fase "Dilminha paz e amor", adaptando, mais uma vez, a expressão consagrada por Lula ao falar de si.

A presidente volta a Brasília ainda nesta segunda-feira.

Fonte: BBC Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Atividade econômica cresce 1,8% em fevereiro ante 2012, diz Serasa

A atividade econômica no Brasil registrou alta de 1,8% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Comércio eletrônico brasileiro fatura R$ 10,2 bi no 1º semestre

O Comércio Eletrônico no Brasil faturou R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre, crescimento de 21% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta quarta-feira a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net),

Notícias Gerais, por Redação

Ação é investimento preferido de investidores no mundo, diz pesquisa

As ações são o tipo preferido de investimento em âmbito global, conforme aponta a pesquisa "Atitudes de Investimento ao Redor do Mundo", realizada pela Nielsen.

Notícias Gerais, por Redação

Maior feira mundial de tecnologia quer voltar a surpreender

A maior feira mundial de tecnologia exibirá laptops finíssimos, novos e poderosos celulares inteligentes e requintados televisores de telas planas, mas a conversa nos grandes pavilhões da Consumer Electronics Show (CES), que começa nesta segunda-feira, pode girar em torno futuro do evento.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego fica estável em 6% em setembro, aponta IBGE

A taxa de desemprego ficou em 6% em setembro, estável em relação a agosto. O percentual é inferior ao registrado em setembro 2010 --de 6,2%. Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE.

Notícias Gerais, por Redação

Clientes enfrentam filas no retorno dos bancários ao trabalho

No primeiro dia de retorno dos bancários ao trabalho, as agências foram submetidas a uma limpeza geral com a retirada de cartazes que informavam sobre a greve. As filas se acumulavam nas agências das mais diversas instituições bancárias. Depois de 21 dias de paralisação, os usuários reclamavam dos serviços e da demora no atendimento.

Deixe seu Comentário:

=