Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/08/2012

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira. Segundo o órgão, as horas trabalhadas foram diminuindo com a piora do cenário econômico, mas a prática fez com que o setor mantivesse grande parte dos empregos.

De acordo com o Ipea, nos últimos 12 meses - terminados em maio - 14 dos 19 setores da indústria registraram queda nas horas de trabalho. Os líderes deste recuo foram a indústria de veículos automotores (-8,9% nas horas trabalhadas), produtos de metal (-8,8%), material eletrônico (-8,5%) e couro e calçados (-7,5%).

Em relação aos empregos, 11 setores registraram queda na indústria no período. O setor de produtos de metal teve a maior queda, com -9,9% dos empregos, seguido por couro e calçados (-5,6%), madeira (-4,5%) e material eletrônico (-2,9%).

Atualmente, as horas trabalhadas na indústria apresentam queda de 4,6% em relação ao período pré-crise. Para o Ipea, isso ocorre pois o setor enfrenta grandes dificuldades de recuperação, graças aos problemas de competitividade com a indústria internacional no mercado externo e interno.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Déficit nas contas externas sobe 72% no ano e atinge recorde de US$ 43,5 bi

Já os investimentos estrangeiros diretos atingiram US$ 30 bilhões de janeiro a junho, informou o BC

Notícias Gerais, por Redação

Susep cria serviço que dá acesso à informação

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) instituiu o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC Susep), par ajustar-se à instrução que regula o acesso à informação, estabelecido pela Lei nº 12.527/11.

Notícias Gerais, por Redação

BC: economia acelera no 2º semestre; inflação converge à meta

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira que o crescimento da economia brasileira vai acelerar no segundo semestre, com a inflação seguindo na trajetória de convergência para a meta, de 4,5% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Deixe seu Comentário:

=