Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/03/2012

Dormir mal pode agravar quadros de inflamação

Estudo da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, indica que adultos mais velhos que dormem mal têm a resposta do sistema imunológico alterada ao estresse, o que pode aumentar o risco de problemas de saúde mental de física.

Durante a realização do estudo, o estresse levou a aumentos significativamente maiores em um marcador de inflamação em pacientes que relatavam dormir poucas horas e com pouca qualidade de sono.

“Este estudo oferece mais evidencias de que um sono melhor, além de melhorar o bem-estar, ajuda na prevenção de problemas fisiológicos e psicológicos associados com inflamações”, diz Dr. Kathi Heffner, coordenador do estudo.

Segundo os pesquisadores, a associação entre sono e uma resposta inflamatória intensa ao estresse agudo não pode ser explicada por outros fatores ligados ao comprometimento imunológico, incluindo problemas como solidão e depressão.

O estudo envolveu 45 mulheres e 38 homens com idade média de 61 anos. Os participantes foram avaliados para o status cognitivo e completaram questionários no qual relataram a quantidade e qualidade de seu sono, além de informações como estresse percebido, solidão e uso de medicamentos.

Os voluntários foram submetidos a uma série de testes de memória verbal e de trabalho, além de uma bateria de perguntas que serviram como elemento de estresse. Amostras de sangue foram coletadas antes e depois dos testes para medir os níveis de interleucina-6 (IL-6), proteína que indica inflamação. Os resultados mostraram que aqueles que relataram pior sono tinham índices de IL-6 maiores, o que pode aumentar o risco de doença e morte em idosos.

Fonte: boasaude.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério habilita mais equipes do Saúde da Família em 13 estados

Iniciativa amplia o acesso da população à Atenção Básica e libera recursos para melhorar a qualidade do atendimento

Saúde Empresarial, por Redação

Estilo de vida saudável adotado já na velhice também aumenta longevidade

Um idoso que decide adotar uma vida mais saudável, mesmo já tendo passado pelos 75 anos de idade, também pode ter aumentada a sua expectativa de vida, sugere um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia.

Saúde Empresarial, por Redação

O que esperar do SUS daqui a vinte anos?

Constantemente somos desafiados a enxergar o futuro. Porém ele se encontra na espera de seu dia e por isso não consigamos vê-lo. Mas como ele virá é possível criá-lo. Para tanto temos que desejá-lo.

Saúde Empresarial, por Redação

CNS é contra privatização e terceirização na gestão do SUS

Conselho defende o ressarcimento ao SUS pelo atendimento a clientes de planos de saúde privados, tendo o Cartão SUS como estratégia para sua efetivação, e proibir o uso exclusivo de leitos públicos por esses usuários

Deixe seu Comentário:

=