Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/06/2011

Economia brasileira cresce 1,3% no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,3% no primeiro trimestre do ano, ante o trimestre anterior, segundo informou nesta sexta-feira (3/5) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ritmo de crescimento é superior ao registrado no quarto trimestre do ano passado, quando a economia expandiu 0,8%. O dado do quarto trimestre foi revisado para cima, e anteriormente era estimada uma expansão de 0,7%.

Em relação ao mesmo período de 2010, o PIB, que representa a soma dos bens e serviços produzidos na economia, mostra incremento de 4,2%. Nos últimos 12 meses, o PIB acumula crescimento de 6,2%.

Investimentos voltam a acelerar

No trimestre, o crescimento foi puxado pela formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos na economia. O componente avançou 1,2%, quando no trimestre anterior havia crescido 0,4%.

A expansão dos investimentos foi superior a do consumo das famílias, que expandiu 0,6%. No quarto trimestre, o consumo havia puxado o crescimento, com alta de 2,3%.

Já os gastos do governo avançaram 0,8%, abaixo da taxa de crescimento do PIB.

Pelo lado do setor externo, tanto as exportações (-3,2%) quanto as importações de bens e serviços (-1,6%) apresentaram quedas.

A taxa de investimento foi de 18,4% do PIB, acima do registrado no trimestre anterior (18,2%).

Setores

Pela ótica da oferta, a agropecuária teve o maior crescimento, de 3,3% ate o trimestre anterior.

A indústria também teve destaque, com alta de 2,2%, sendo que a indústria de transformação avançou 2,8%, a de construção civil subiu 2% e a de extração mineral recuou 1,5%.

Já os serviços avançaram 1,1%. A maior elevação foi no comércio, com crescimento de 1,9%.

Fonte: www.brasileconomico.com.br | 03.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Secretário executivo da Fazenda prevê crescimento de 4,5% em 2013

A economia brasileira deverá crescer, em média, acima de 1% a cada trimestre neste segundo semestre e, além disso, com as medidas de estímulo à produção como a desoneração da folha de pagamento e o barateamento do custo da energia elétrica,

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como se proteger da inflação em investimentos de longo prazo

De acordo com Clodoir Vieira, economista-chefe da Corretora Souza Barros, uma boa opção para fugir da inflação, para investidores cautelosos, é a compra de títulos do Tesouro Nacional (que são papéis emitidos pelo governo federal e vendidos para financiar a dívida, educação, saúde e infraestrutura do País)

Notícias Gerais, por Redação

Mercado pernambucano de seguros mantém crescimento

No Estado, aumento foi de quase 30% de janeiro a abril de 2012

Notícias Gerais, por Redação

Para IBGE, alta do dólar não impactou inflação em setembro

A apreciação do dólar em setembro não impactou a inflação apurada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no mês, que subiu 0,53% em relação a agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Deixe seu Comentário:

=