Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/06/2013

Economia global deve crescer 2,2% em 2013, aponta Banco Mundial

No Brasil, PIB deve crescer 2,9% este ano, e 4% em 2014. Nos países de alta renda, a expansão deve ficar em 1,2%.

A economia global deve crescer 2,2% este ano e acelerar para 3% em 2014, segundo relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira (12). Em 2015, a perspectiva é de que o crescimento fique em 3,3%.

“Os riscos vindos das economias avançadas diminuíram e o crescimento está se firmando, apesar da contração na zona do euro. Entretanto, a retomada nos países em desenvolvimento será modesta por causa de limitações de capacidade em vários países de renda média”, aponta o Banco Mundial no relatório.

A instituição estima que os riscos diminuíram e que se inicia um período de menor "volatilidade", livre dos excessos registrados antes do colapso de 2008. "Nos dirigimos para um período de crescimento que será mais lento e também com menos flutuações", disse Andrew Burns, coordenador do relatório, lembrando que a forte expansão registrada antes da crise teve bases pouco estáveis, especialmente sobre "bolhas financeiras".

Países em desenvolvimento
Nos países em desenvolvimento, a perspectiva é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça cerca de 5,1% em 2013, abaixo do crescimento registrado em 2012 (2,3%) e menor que a previsão publicada em janeiro pela instituição (2,4%). Segundo o Bird, o crescimento no Brasil, Índia, Rússia, África do Sul e Turquia tem sido “segurado” por gargalos de fornecimento.

“Apesar dos riscos externos terem diminuído, o crescimento nesses países não deve chegar aos níveis pré-crise a menos que haja reformas”, afirma o estudo.

Para o Brasil, a previsão é de uma alta de 2,9% no PIB deste ano, com expansões de 4% e 3,8% nos anos subsequentes.

Países desenvolvidos
Segundo o Banco Mundial, nos países de alta renda a consolidação fiscal, as altas taxas de desemprego e a ainda fraca confiança dos consumidores e das empresas vão manter o crescimento deste ano em 1,2%, passando a 2% em 2014 e 2,3% em 2015.

Na zona do euro, no entanto, a economia deve registrar contração de 0,6% este ano, voltando a crescer em 2014 (0,9%) e 2015 (1,5%). A região foi a que teve a revisão mais significativa, já que, anteriormente, a previsão da instituição era de contração de 0,1%.

Segundo o Banco Mundial, o crescimento na Europa segue bloqueado pela baixa confiança e pela reestruturação em curso dos orçamentos e do setor bancário.

Os preços das matérias primas, cuja escalada desestabilizou a economia mundial, estão perdendo força, o que influenciou o resultado nos países exportadores

Fonte: G1


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões de final 1 e 6 nesta quarta-feira

Os aposentados e pensionistas segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso previdenciário de um salário mínimo terão seus benefícios de dezembro depositados a partir de quarta-feira, de acordo com informações da assessoria de imprensa do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

IR: filho maior de 21, com faculdade trancada, pode ser considerado dependente?

De acordo com o artigo 35 da lei número 9.250, de 1995, um filho pode ser considerado dependente até os 24 anos de idade, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º grau.

Notícias Gerais, por Redação

IR 2012: está aberta a temporada de prestação de contas com o Leão

Está aberta a temporada de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Desta quinta-feira, 1º de março, até o dia 30 de abril, a Receita Federal espera receber cerca de 25 milhões de declarações.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento estrangeiro na China tem 1ª queda em 28 meses

O crescimento econômico da China pode estar desacelerando ainda mais. Dados divulgados nesta quinta-feira mostraram a primeira queda anual em 28 meses no investimento estrangeiro direto (IED) e uma nova redução nas encomendas, sinalizando uma contração maior na atividade manufatureira.

Deixe seu Comentário:

=