Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/07/2011

Empresas brasileiras reduzem otimismo em relação ao emprego

SÃO PAULO – O otimismo das empresas brasileiras  em relação à expectativa de emprego para o segundo trimestre caiu drasticamente. Segundo o levantamento realizado pela Grant Thornton, o País perdeu 16 posições no ranking.
 
De acordo com a pesquisa, o indicador passou de 32% no primeiro trimestre para 26% no segundo trimestre. O índice tem apresentado queda desde o final do ano passado, já que, no quarto trimestre de 2010, o percentual era de 55%.
 
“A crise financeira internacional, aliada à volatilidade do câmbio, está mexendo com a confiança dos empresários e influenciando na queda de otimismo para as expectativas de emprego nas empresas privadas brasileiras. A baixa do dólar em relação ao real atrai muitas importações e torna difícil paras empresas nacionais competirem”, afirma o responsável pelo estudo na América Latina, Javier Martinez.
 
Países mais otimistas
Na análise entre os países mais otimistas, destacam-se Índia (76%), Turquia (60%) e Suíça (56%). Já os mais pessimistas são a Holanda (-24%), Grécia (-20%) e Espanha (-19%).
 
De acordo com Martinez, há muita incerteza ainda com o futuro da economia de alguns países da Zona do Euro. “Os governos e organizações mundiais como o FMI [Fundo Monetário Internacional] precisam dDrogasil e Droga Raia confirmam negociações para fusão [todas]
 
SÃO PAULO - A Drogasil (DROG3) e a Droga Raia (RAIA3) comunicaram ao mercado na noite da última terça-feira (26) que mantêm negociações visando a realização de uma operação de fusão, confirmando as especulações de mercado.
 
No último pregão, os papéis de ambas dispararam, repercutindo os rumores de que as duas redes de drogaria listadas na BM&F Bovespa iriam se juntar.
 
Rumores
As ações da Drogasil avançaram 10,23%, cotadas a R$ 11,85, enquanto os papéis da Droga Raia avançaram 4,17%, cotados a R$ 27,71. Além da forte valorização, o volume movimentado por ambos ativos também mostrou-se bastante acima da média.
 
De acordo com fato relevante, as empresas "vêm mantendo tratativas para a realização de uma associação (...), contemplando a reunião da totalidade de seus acionistas em uma única companhia, listada no Novo mercado da BM&F Bovespa".
 
Condições
As empresas ainda informaram que estudam alternativas para estruturar a operação, bem como um acordo que regule os termos e as condições para concretização da oferta.
 
"Drogasil e Raia manterão o mercado informado sobre a evolução das tratativas ora em curso", afirmou a nota das empresas. Por fim, as empresas informaram que seus controladores estão atualmente engajados na negociação de um acordo de acionistas.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 27.07.11emonstrar que serão capazes de guiar a economia e tomar as decisões que passem credibilidade. Somente assim os empresários poderão elevar a confiança de que não ocorrerá uma estagnação”.
 
Em relação às regiões, os dados indicam que a América do Norte é a maior empregadora, com 46%, seguida dos países da Ásia-Pacifico, excluindo o Japão, com 43%, e países do Bric (Brasil, China, Rússia e Índia), com 39%.
 
Na contramão, as regiões que apresentam o menor percentual de empresários contratando são o grupo dos países europeus com maiores problemas econômicos: Portugal, Itália, Grécia e Espanha (-15%), a Zona do Euro e União Europeia (ambas com 13%) e América Latina (31%).
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 27.07.11

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=