Publicado por Redação em Vida em Grupo - 18/07/2011

Entenda o Seguro de Responsabilidade Civil

Com as constantes mudanças no mercado de trabalho, criação de pequenas e médias empresas e aumento do número de profissionais liberais e autônomos, situações de risco começam a surgir e podem gerar polêmica entre empresários e clientes. Por exemplo, se um indivíduo vai ao dentista e o profissional comete um erro, quem se responsabilizará pela indenização da pessoa que sofreu com a ação? E no caso de uma empresa, se o corpo diretivo opta por decisões que futuramente causarão problemas aos seus clientes e afetando a estabilidade financeira de ambos, quem se responsabilizará? Até que ponto uma decisão ou uma ação podem influenciar na boa condução de um negócio? É pensando nisso que a Vila Velha Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil, aponta a importância do Seguro de Responsabilidade Civil, que pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas e tem como objetivo indenizar prejuízos causados por uma pessoa à outra ou de uma empresa ao cliente – ainda que involuntariamente.  
Existem duas modalidades dentro desse produto: 
 
 - O Seguro de Responsabilidade Civil E&O (Erros e Omissões - Errors & Omissions - em inglês) um serviço destinado àqueles que prestam serviços como médicos, consultores, advogados, engenheiros, corretores entre outros profissionais liberais e autônomos. Esse seguro pode garantir a sustentação financeira do segurado no caso de uma possível falha na execução do trabalho, prejudicando assim o cliente ou paciente, permitindo a cobertura financeira em uma ação julgada. “Os profissionais autônomos devem ficar atentos às exigências do Código de Defesa do Consumidor, por isso o Seguro de Responsabilidade Civil E&O ajuda na conscientização daqueles que prestam serviços e que têm grande responsabilidade ante os consumidores” analisa o Diretor Comercial da Vila Velha Seguros, Ivanor Montanhana. 
 
 - A outra modalidade é o Seguro de Responsabilidade Civil D&O (Diretores e Oficiais - Directors and Officers – em inglês) e só pode ser contratada por empresas, abrangendo os membros da sua diretoria. No caso de processos e reclamações movidas por terceiros, como clientes, fornecedores, concorrentes e credores em geral, o seguro garante a proteção da empresa, auxiliando a estabilidade financeira da mesma. 
O produto já é utilizado no mercado há anos, mas muitos profissionais ainda desconhecem o seguro e acabam sendo prejudicados na ocorrência de um incidente. “A apólice de seguro nesta modalidade funciona como uma conta corrente. O seguro será acionado frente a eventuais demandas judiciais e que possam comprometer diretores ou administradores”, afirma Montanhana.
 
Fonte: www.revistasegurototal.com.br | 18.07.11

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

SINCOR-SP fará pesquisa para avaliar relação dos corretores com as seguradoras

O Sindicato dos Corretores de Seguro no Estado de São Paulo (Sincor-SP) lança na quinta-feira, 1º de agosto, a Pesquisa para Melhoria Contínua do Mercado de Seguros — a PMC 2013.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de resseguro cresce 219% no primeiro semestre

Apresentando lucro líquido de R$ 108 milhões, o mercado de resseguros interno encerrou o primeiro semestre com crescimento de 219%, em comparação com o mesmo período de 2011, quando se registrou R$ 34,1 milhões de lucro líquido

Vida em Grupo, por Redação

Atual momento do país é favorável para resseguros

Ao falar sobre resseguros no Brasil, o diretor Regional de resseguros da Zurich Seguros, Fernando Zamboim, destacou que o momento é excepcional, de muitas oportunidades, principalmente pela situação econômica que o país atravessa, se comparado com a Europa e os Estados Unidos.

Vida em Grupo, por Redação

Tecnologia a serviço das seguradoras

O mercado de seguros não ficou de fora da lista de setores que, cada vez mais, usam as inúmeras opções tecnológicas disponíveis hoje em dia para facilitar a vida das pessoas.

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco inicia venda de seguros por tecnologia móvel

O Grupo Bradesco Seguros começará a operacionalizar vendas de seguros por meio de telefonia móvel e de POS (point of sales), tendo como público-alvo a população urbana de baixa renda das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Deixe seu Comentário:

=