Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/09/2011

Escolha de novo líder desagrada setores da Câmara

A escolha do senador José Pimentel (PT-CE) para a liderança do governo no Congresso desagradou deputados do PMDB. Antes ocupado por Mendes Ribeiro (PMDB-RS), havia a expectativa que o cargo permanecesse com o partido e fosse ocupado por um deputado e não por um senador.

O líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou, no entanto, que deverá haver um rodízio e Pimentel deve ser substituído em breve. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a entregar a liderança no ano que vem para um deputado peemedebista.

"O Temer [vice-presidente, Michel Temer] disse que a presidente fará esse rodízio. Já estamos em setembro, então eu achei razoável", disse Alves.

Deputados ouvidos pela Folha disseram que a escolha de Pimentel traz mais um problema para o Congresso. A avaliação é que pode haver algum tipo de retaliação em votações importantes, como a do projeto de regulamentação da emenda 29 --que trata de recursos para a saúde-- e a emenda constitucional da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

Ribeiro havia assumido a liderança do governo no Congresso após uma disputa interna com colegas peemedebistas. No mês passado, ele deixou o posto para assumir o Ministério da Agricultura com a saída de Wagner Rossi, envolvido em suspeitas de irregularidades na pasta.

Apesar do clima ruim na Câmara, o senador José Pimentel (PT-CE) descartou qualquer mal-estar com o PMDB. Para o petista, a base aliada da presidente Dilma Rousseff tem "maturidade" para costurar acordos e ceder espaços.
 

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.09.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS muda regras de perícia para auxílios doença e acidente

O INSS pôs em prática, ontem, novas regras para a marcação e a realização de perícias médicas para a concessão ou a renovação de aposentadorias por invalidez e auxílios doença e acidente.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para quem tem cartão final 1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 1, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Contração do PIB espanhol será mais grave no 1º trimestre

A economia espanhola registrará uma contração nos primeiros três meses do ano mais grave que a do quarto trimestre de 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu 0,3%, afirmou o ministro da Economia, Luis de Guindos, o que levará o país a uma recessão.

Notícias Gerais, por Redação

Notícias Apesar de crise, Banco Mundial aponta otimismo com Brasil

A crise na Europa e a instabilidade política em países do Oriente Médio e do norte da África não reduziram o otimismo dos investidores com países em desenvolvimento, como o Brasil, no médio prazo, diz um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Mundial.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa sobem com vigor por esperança com Itália

As Bolsas europeias fecharam em alta nesta sexta-feira conforme o progresso político na Itália aliviou alguns temores sobre os cenários futuros para a crise da dívida na zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil reconhece legitimidade do governo rebelde da Líbia

O Brasil votou a favor da representação dos rebeldes líbios nas Nações Unidas. Nesta sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU aprovou a entrega do assento da Líbia ao órgão político dos rebeldes, o CNT (Conselho Nacional de Transição).

Deixe seu Comentário:

=