Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/05/2011

Estimulação magnética no cérebro é diferente de eletrochoque

Estimulação magnética no cérebro não deve ser confundida com eletrochoque ou eletroconvulsoterapia, ainda que as duas técnicas possam ser usadas para depressão.

A eletroconvulsoterapia é indicada quando o paciente não responde aos remédios ou se a depressão é severa.

Nessa técnica, a pessoa recebe anestesia geral. Os eletrodos induzem uma corrente elétrica no cérebro que provoca a convulsão, alterando os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Já a estimulação magnética é indolor e não requer anestesia. O paciente fica acordado durante a sessão.

Segundo o neurologista Pedro Schestatsky, a estimulação magnética "nasceu" para tratar depressão, mas o eletrochoque acabou sendo mais usado para esse fim.

Para Marcos Vidal Dourado, pesquisador da Unifesp, a eletroconvulsoterapia tem efeito antidepressivo mais eficiente, apesar de efeitos cognitivos indesejáveis, como perda de memória.

Já Schestatsky diz que as duas têm a mesma eficácia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 05.05.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Uso correto do medicamento começa na consulta e vai até o armário de casa

  Farmacovigilância é a área responsável por verificar se todas as normas relativas aos medicamentos estão sendo respeitadas

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta popular sobre SUS tem 700 mil assinaturas

O abaixo-assinado de iniciativa popular que pretende tornar lei a obrigação de a União destinar 10% de suas receitas brutas ao sistema público de saúde chegou ao Fórum Social Mundial Temático (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS define regra de reajuste para planos com menos de 30 clientes

Operadoras de planos de saúde coletivos com menos de 30 beneficiários terão que agrupar esses contratos e definir um reajuste único, de acordo com resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Deixe seu Comentário:

=