Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/06/2014

Exposição a fumaça de cigarro pode acelerar envelhecimento

 A diferença entre envelhecer bem e ser um "acabado" precoce pode estar no meio em que se vive. A exposição a substâncias químicas como fumaça de cigarro ou o benzeno, usado para fazer solventes, pode acelerar o processo de envelhecimento, assim como as toxinas produzidas pelo próprio corpo em situações de estresse.

A medicina já considera que há diferença entre a idade cronológica e a idade biológica de uma pessoa. No futuro, exames de sangue avaliarão indicadores da idade molecular e poderão ajudar a explorar as diferenças entre trajetórias de envelhecimento. "Assim como agentes cancerígenos contribuíram para o estudo da biologia do câncer, agentes 'gerontôgenos' ajudam no estudo da biologia do envelhecimento", afirma Norman Sharpless, cientista da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e co-autor do estudo, publicado no jornal Tendências em Medicina Molecular.

 "Identificando e evitando os gerontôgenos, poderemos influenciar a qualidade e a expectativa de vida na sociedade", diz Sharpless.

Segundo o pesquisador, a fumaça de cigarro é o gerontôgeno mais importante do ponto de vista da saúde pública: o fumo está relacionado ao desenvolvimento de câncer, arteriosclerose, fibrose pulmonar e outras doenças associadas ao envelhecimento. A quimioterapia é também um gerontôgeno forte, assim como a exposição contínua ao benzeno, usado para fazer solventes. A radiação UV, dos raios solares, é outro fator ambiental importante a contribuir para o envelhecimento. A proposta dos cientistas é estudar a ação de cada um desses gerontôgenos em mais detalhe para determinar como é possível evitar esse processo acelerado de envelhecimento.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Empresas investem na prevenção de doenças de funcionários

O envelhecimento da população e o reajuste acima da inflação nos preços dos procedimentos médicos estão colocando os custos com saúde de funcionários no topo das preocupações das grandes empresas no Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

Turbine seu sistema imunológico

Cuidar da saúde requer tempo e dedicação, mas existem pessoas que se preocupam por ela só quando contraem alguma doença grave. Têm outras que acham que com alguns medicamentos resolvem o problema.

Deixe seu Comentário:

=