Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/03/2015
Garis entram em greve no interior e Grande SP
A categoria exige reajuste de 11,73%, no entanto, o sindicato oferece aproximadamente 7% de aumento
As cidades da Grande São Paulo vão virar um lixão. Acontece que os garis da região resolveram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da última segunda-feira (23). A categoria pede aumento salarial de 11,73%, no entanto, o Sindicato das Empresas Urbanas de São Paulo (Selur) oferece 7,68% de reajuste.
De acordo com a Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes do Estado de São Paulo (Femaco), cerca de 30 mil trabalhadores cruzaram os braços em 130 cidades, entre elas Osasco, Guarulhos e cidades do ABC paulista.
O presidente do Selur, Ariovaldo Caodaglio, explica que as empresas não têm como chegar ao valor solicitado pelos garis. O sindicato começou oferecendo 6,5% de reajuste, mas cedeu e aumentou o valor durante as negociações com a classe.
“Fizemos uma contra proposta de 7,68%, o máximo que a categoria pode oferecer. Por uma razão bastante clara: estamos vivendo um momento muito difícil, grande parte dos municípios está com o orçamento já tomando. Hoje nós temos outro problema que é a inadimplência. Grande parte de prefeituras estão com dificuldade de pagamento. Isso provoca problema de caixa”, pondera o presidente.
Na última sexta-feira (20), em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os trabalhadores não chegaram a um acordo com o sindicato patronal e foi decretada a greve. Para a tarde desta terça-feira (24), está prevista uma mesa redonda entre sindicato, prefeituras e empresa de coletores.
Fonte: Diário de São Paulo
Posts relacionados
Senado aprova que pessoa física deduza doações a escolas de IR
Pessoas físicas poderão deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) as doações efetuadas a instituições públicas de educação básica e superior. Essa possibilidade é prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (13) pelo Senado.
Economia brasileira deve acelerar no segundo semestre
Em sua sexta alta consecutiva, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica mostra crescimento de 0,4% em janeiro, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,5.
Consumo de energia no Brasil deve crescer 4,5% ao ano até 2021
O consumo de energia elétrica no Brasil deve crescer 4,5% ao ano na próxima década, uma expansão média anual inferior à previsão de crescimento da economia que é estimada em 4,7% por ano no período, informou a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) nesta quarta-feira.
Cautela predomina e Bovespa cai 1,27%; dólar marca R$ 1,76
Após dois dias de forte alta, o investidor dispara ordens de venda e mantém a Bolsa de Valores no campo negativo desde o início dos negócios desta terça-feira.







