Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/11/2013

Governo anuncia redução de sódio em laticínios, carnes e sopas industrializadas

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (5) a assinatura da quarta e última rodada de acordos com a indústria para a redução voluntária de sódio nos alimentos industrializados.

Dessa vez, a redução vai recair sobre laticínios (requeijão e queijo muçarela), embutidos (empanados, hambúrgueres, linguiças, salsichas, mortadela e presuntos) e sopas prontas. Segundo o governo, as três categorias anunciadas devem ter redução de 68% dos teores de sal em quatro anos.

Nas quatro rodadas, que abarcam 16 categorias de produtos, o acordo tem a pretensão de eliminar 28 mil toneladas de sódio até 2020. Rodadas desse acordo vêm sendo assinadas com a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) desde 2011.

Para os primeiros quatro anos, o acordo se concentra apenas nos produtos que têm teores de sódio acima da média de cada categoria. E pretende que, ao final dos acordos, em 2020, todos os produtos tenham os menores teores hoje praticados pelo mercado.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) defendeu o modelo de acordos voluntários adotado pelo governo. "Não é simples pensar em uma estratégia para 200 milhões de pessoas sem pensar em uma parceria de forte estímulo com a indústria. Qualquer medida que afaste a indústria e não estimule a inovação de novas formas de conservação de alimentos pode ter um resultado não positivo para a saúde."

Estimativa feita pelo Ministério da Saúde em 2008 indicou que o brasileiro como 12 g de sal por dia, sendo que a quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é 5 g.

O objetivo do acordo é minimizar o crescimento das doenças crônicas não transmissíveis no país, principalmente da hipertensão. Segundo o ministério, 24,3% da população brasileira informou ter hipertensão arterial no Vigitel 2012 (inquérito feito por telefone).

Deborah Malta, que coordena a implementação do plano contra as doenças crônicas no ministério, afirmou que reduzir a quantidade de sal consumida diariamente para 5 g poderia reduzir em 15% o número de AVCs e em 10% o número de infartos, além de livrar 1,5 milhão de pessoas de medicação e dar quatro anos a mais de expectativa de vida aos hipertensos.

ACORDOS "TÍMIDOS"

Rodadas anteriores do acordo entre governo e indústria para a redução voluntária da quantidade de sódio nos alimentos se mostraram tímidas, segundo análise divulgada em fevereiro deste ano pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

O instituto analisou, em 2012, 530 produtos das principais marcas do mercado que integraram as últimas fases de acordo. Concluiu que boa parte deles já cumpria, de partida, as metas propostas.

Por exemplo, 72,7% dos 27 salgadinhos de milho analisados estavam dentro da meta para 2014, segundo o estudo. Também cumpriam as metas estabelecidas 59% das 40 batatas fritas analisadas e 68% de 156 bolos e rocamboles.

Para o governo e a indústria, o estudo do Idec captou alterações que já tinham sido feitas pela indústria logo após a assinatura dos acordos, por isso identificou teores mais baixos de sódio nos alimentos. Apesar disso, o governo diz ter sido mais "agressivo" nas metas propostas para a quarta etapa.

EM CASA

Uma análise feita pela própria indústria de alimentos, por outro lado, indicou que a maior proporção de sódio consumido no país não vem dos alimentos industrializados --alvo dos acordos firmados pelo governo. Vêm do sal adicionado nas residências e restaurantes do país.

O estudo, feito pela Abia com dados do IBGE de 2008 e 2009, identificou que o sal de cozinha responde por 71,5% do sódio consumido no país.

Segundo o ministro da Saúde, o estudo desconsidera mudanças importantes que aconteceram no país nos últimos anos, como as melhores condições financeiras das classes C, D e E que impulsionaram o consumo de alimentos industrializados.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma amplia setores com isenção em tributo da folha de pagamento

O governo anuncia hoje a inclusão de novos setores que deixarão de pagar 20% de contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento e passar a recolher entre 1% e 2% sobre o faturamento.

Notícias Gerais, por Redação

Brics terão fundo de reservas para se proteger de crises

O Brasil começa a formar uma rede de proteção monetária entre os seus pares emergentes. São fundos de reservas e acordos bilaterais para troca de moedas que podem ser acionados com maior rapidez caso algum país passe por uma crise financeira.

Notícias Gerais, por Redação

Como alternativa, Brics poderá montar banco de investimentos próprio

O grupo de países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) fará estudos para organizar e montar um banco de desenvolvimento específico para região com o objetivo de custear projetos de infraestrutura e de economia sustentável em países emergentes,

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 2,7 milhões de contribuintes já entregaram declaração do IR 2012

Até as 18h da sexta-feira (16), 2.732.410 de contribuintes já entregaram a declaração do Imposto de Renda da pessoa física, segundo a Receita Federal do Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto quer evitar levar questão da DRU ao Supremo

O Palácio do Planalto não quer correr o risco de levar a tramitação da emenda que prorroga a DRU (Desvinculação das Receitas da União) no Senado para ser discutida no STF (Supremo Tribunal Federal) e decidiu não agrupar as duas propostas que tratam do tema na Casa.

Deixe seu Comentário:

=