Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/05/2013

Governo vai retirar projeto que altera dívida dos estados, diz Fazenda

 Motivo é inclusão de desconto de 45% na divida de Estados com União.

Projeto no Congresso prevê novo índice de correção dessas dívidas.
 
O governo vai retirar do Congresso o projeto de lei complementar 238/13, que, entre outras propostas, alterava o índice de correção da dívida dos estados com a União, informou nesta segunda-feira (20) o Ministério da Fazenda.
 
O projeto de lei previa "convalidar" (aceitar) os benefícios fiscais (geralmente implementados por meio da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS) antigos já concedidos pelos estados da federação.
 
O motivo da retirada de tramitação, de acordo com o ministério, é que foi incluído no texto um dispositivo que concede desconto de 45% na dívida que os estados têm com a União.
O projeto de lei  também previa mudar o chamado "indexador" da dívida dos estados com o governo federal.
 
Atualmente, os estados pagam, ao governo, uma correção de IGP-DI mais 6% ao ano (13,87%), ou IGP-DI mais 7,5% ao ano (15,48%). Esse indexador seria substituído pela taxa básica de juros, a Selic, ou pelo IPCA mais 4% ao ano, o que fosse menor.
O projeto de lei era parte da compensação oferecida aos estados pelas perdas com as mudanças no ICMS interestadual.
 
Fonte: G1

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Alimentos podem acelerar a cicatrização da pele

É possível acelerar a cicatrização da pele com a ingestão de certos alimentos. Evitar comida industrializada e passar a ingerir produtos mais naturais é um dos segredos.

Notícias Gerais, por Redação

Substituir transporte público por bicicleta gera uma economia de mais de R$ 600

Nesta terça-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e uma das mudanças comportamentais que podem melhorar a relação da população com o meio ambiente e também com o bolso é a troca do carro ou ônibus pela bicicleta.

Deixe seu Comentário:

=