Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/05/2013
Governo vai retirar projeto que altera dívida dos estados, diz Fazenda
Motivo é inclusão de desconto de 45% na divida de Estados com União.
Projeto no Congresso prevê novo índice de correção dessas dívidas.
O governo vai retirar do Congresso o projeto de lei complementar 238/13, que, entre outras propostas, alterava o índice de correção da dívida dos estados com a União, informou nesta segunda-feira (20) o Ministério da Fazenda.
O projeto de lei previa "convalidar" (aceitar) os benefícios fiscais (geralmente implementados por meio da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS) antigos já concedidos pelos estados da federação.
O motivo da retirada de tramitação, de acordo com o ministério, é que foi incluído no texto um dispositivo que concede desconto de 45% na dívida que os estados têm com a União.
O projeto de lei também previa mudar o chamado "indexador" da dívida dos estados com o governo federal.
Atualmente, os estados pagam, ao governo, uma correção de IGP-DI mais 6% ao ano (13,87%), ou IGP-DI mais 7,5% ao ano (15,48%). Esse indexador seria substituído pela taxa básica de juros, a Selic, ou pelo IPCA mais 4% ao ano, o que fosse menor.
O projeto de lei era parte da compensação oferecida aos estados pelas perdas com as mudanças no ICMS interestadual.
Fonte: G1
Posts relacionados
Entrevista | Beneflex
O que você faria se, com 60 anos, funcionário dedicado de uma grande empresa, você ganhasse do seu patrão, um bom desconto naquela academia da moda?
Dicas para se adaptar ao novo emprego
Após várias fases de avaliação e uma competição acirrada, você finalmente foi contratada para aquele emprego dos seus sonhos.
Confiança do setor de serviços tem terceiro aumento consecutivo
O setor de serviços está mais confiante na economia brasileira. O Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 3,2% de outubro para novembro, passando de 121,5 para 125,4 pontos.
Pesquisa: 69% dos brasileiros não guardam dinheiro
Dados divulgados nesta terça-feira pela pesquisa "Retratos da sociedade brasileira: inclusão financeira", produzida em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ibope mostram que apenas 31% da população brasileira faz reserva de dinheiro.
Investimento na indústria deve passar de 20% em 2012, diz Fazenda
O Ministério da Fazenda estima que o setor industrial deve apresentar um desempenho melhor neste ano, especialmente após as medidas de estímulo adotadas pelo governo em março.
Brasil vira o maior consumidor de biodiesel do mundo
O Brasil vai terminar o ano como o maior mercado consumidor de biodiesel do mundo, passando a Alemanha.







