Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/06/2011

Hospitais estão proibidos de exigir cheque caução

 

O governador Geraldo Alckimin sancionou a lei 8.851, publicada no Diário Oficial, da última semana, que proíbe a utilização do cheque caução por hospitais em todo o Estado de São Paulo. Hospitais costumam exigir o caução para autorizar a internação de pacientes que não possuem plano de saúde ou não o pagam em dia.
 
O objetivo da lei, segundo o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), autor do projeto, é evitar que o paciente passe por constrangimento.
 
Na hipótese de descumprimento da lei, o estabelecimento médico ficará obrigado a devolver o valor depositado pelo paciente, em dobro.
 
O estabelecimento pagará uma multa que pode chegar a até R$ 174 mil de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do infrator, e revertida para o Fundo Estadual de Reparação de Interesses Difusos Lesados.
 
O consumidor vitimado deverá denunciar o caso ao Procon da sua cidade que está habilitado para fazer esta cobrança. A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a lei no dia 18 de maio.
 
Se o hospital entender que deve cobrar, ele poderá fazer isso depois. E, se o paciente não pagar, o hospital tem meios de ir à Justiça para cobrar. No entanto, o Código Civil proíbe negociação com alguém que está em necessidade. E é o caso dos hospitais.
 
Opine!
 
Você concorda com a medida? Comente a notícia.
 
Fonte: saudeweb.com.br | 30.06.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Liderança e influência social: as habilidades mais importantes para o RH até 2030

Pesquisa da TOTVS elencou as soft e hard skills indispensáveis no mercado com o novo papel estratégico do setor. Veja quais são.

Saúde Empresarial, por Redação

Farmacêutico poderá prescrever remédios que não exigem receita

Categoria inclui analgésicos e antitérmicos; CFM critica a resolução

Saúde Empresarial, por Redação

3 passos para alcançar o modelo de hospital ideal

Em post, o especialista chama atenção dos gestores sobre os caminhos que os hospitais podem percorrer para melhorar a qualidade das suas instituições de saúde

Saúde Empresarial, por Redação

Promoção da saúde não é custo, mas investimento

Cada dólar investido em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, o retorno é de US$ 2,9, ou seja, um benefício de quase 3 por 1

Deixe seu Comentário:

=