Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/10/2014

IBGE: Desemprego em setembro fica em 4,9%, menor taxa para o mês em 12 anos

A taxa de desemprego no Brasil em setembro ficou em 4,9% e foi a menor para o mês desde 2002, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou a coletar os dados pela metodologia atual.

Em agosto, o índice tinha subido para 5%, mas também tinha sido o menor para o mês desde 2002. A variação entre os dois meses não é considerada estatisticamente relevante pelo IBGE.

Em relação a setembro do ano passado, o desemprego caiu 0,5 ponto percentual (de 5,4% para os atuais 4,9%).

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam que o desemprego subisse para 5,1% em setembro deste ano.

As informações estão na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (23). Elas se referem às regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
População ocupada fica estável

A população desocupada (1,2 milhão de pessoas) ficou estável em relação a agosto e caiu 10,9% frente a setembro de 2013.

O número de pessoas ocupadas (23,1 milhões de pessoas) permaneceu estável em ambas as comparações.

Em setembro, foram registradas 11,7 milhões de pessoas trabalhando com carteira assinada no setor privado, o que também representa estabilidade na comparação com agosto e com setembro do ano passado.
Taxa sobe no Rio e cai em SP

Na comparação por regiões, a taxa de desemprego subiu 0,4 ponto percentual no Rio de Janeiro, indo de 3% em agosto para 3,4% em setembro.

Em São Paulo, o índice caiu de 5,1% em agosto para 4,5% em setembro. Nas demais regiões, não houve variação.

Fonte: UOL  -  (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Sobe para nove o número de mortos em desabamento na zona leste de São Paulo

Remoção do nono corpo ocorreu na manhã desta quinta-feira, quase 48 horas depois da tragédia; buscas pela última vítima do acidente prosseguem em São Mateus

Notícias Gerais, por Redação

Apesar da crise, brasileiro deve ter crédito moderado em 2012

Apesar do agravamento da crise econômica mundial nos países desenvolvidos, os empréstimos de bancos e outras instituições financeiras aos consumidores brasileiros deverão aumentar em 2012, só que em ritmo mais lento que o verificado em 2011.-

Notícias Gerais, por Redação

Com alta de imposto, governo compensou extinção da CPMF

Três expedientes usados pelo governo para compensar parcialmente a extinção da CPMF acabaram por permitir que a receita da União, hoje, supere a de 2007, último ano da cobrança sobre movimentação financeira.

Deixe seu Comentário:

=