Publicado por Redação em Dental - 23/07/2012

Importância da saúde bucal

Quantas vezes ao ano uma pessoa deve frequentar um consultório dentário?

O ideal é que as pessoas sejam bem orientadas quanto aos seus aspectos individuais para que aí sejam estabelecidas as regularidades das visitas. Em âmbito geral, é importante que as pessoas visitem o dentista pelo menos uma vez ao ano.

Quais cuidados as mães devem ter no tocante à saúde bucal das crianças e a partir de qual idade é preciso ir ao dentista?

As mães são fundamentais na saúde bucal de seus filhos e de toda família. Partindo do cuidado durante a gestação, passando pelas orientações na mais tenra idade, saliento que a mãe é uma educadora em potencial no núcleo familiar. A criança deve visitar o dentista desde o nascimento; a saúde gengival pré-eruptiva é muito importante. Enfim, conhecer o dentista mesmo antes dos dentinhos nascerem é importante para a conquista da saúde bucal.

Para que serve o flúor e quando deve ser iniciada sua aplicação?

O flúor atua especialmente nos aspectos ligados ao aumento da resistência da estrutura dental. Sua ação se dá em momentos e modos distintos: formação dental, desenvolvimento dental e dentição permanente. A indicação de uso deve ser dada a partir de uma orientação profissional.

A periodontite provoca a extração dos dentes?

A doença periodontal é um grave problema de saúde pública em nosso país, acarretando inúmeras perdas de elementos dentais. A odontologia possui uma especialidade, a periodontia, que cuida especialmente destas questões. Em muitos casos, a mobilidade dental pode ser controlada e o paciente não necessitar perder o dente.

Dores de dente: é possível que muitos ainda sintam este incômodo. Existe algum remédio específico, e se persistir as dores qual o procedimento mais aconselhável?

As dores dentais possuem diversas motivações e o controle medicamentoso deve ser realizado após cuidadoso exame clínico, pois cada caso é um caso. Em Montes Claros, o usuário conta com plantão odontológico no Hospital Alpheu de Quadros; ou seja, em caso de dor dental lá é o lugar de referência para tratamento. Além desse atendimento, os usuários do SUS, que estejam com dor, podem se dirigir diretamente às Unidades de Saúde da Família que atendem o seu bairro.

O que é implante dentário e quais os riscos deste tipo de cirurgia?

Implantes dentários são estruturas de titânio afixadas cirurgicamente nos maxilares, no osso abaixo da gengiva, com o objetivo de substituir as raízes dentárias. Isso permite que o dentista possa instalar próteses funcionais e estéticas sobre estes implantes. Esta cirurgia apresenta riscos comuns a outras cirurgias da cavidade bucal: precisa cuidados preventivos da infecção, cuidado com posições anatômicas, pequeno risco da anestesia geral, etc. Em alguns casos são necessárias cirurgias complementares para possibilitar a inserção dos implantes.

A cárie é uma doença transmissível?

A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente.

O que significa DTMs (Disfunções TemporoMandibulares)  e qual o tratamento a ser seguido pelo paciente?

As DTMs são hoje um dos grandes desafios a serem vencidos pela odontologia moderna. Representam uma infinidade de distúrbios que acometem a Articulação TemporoMandibular e região anatômica, podendo provocar zumbido no ouvido, estalos e até mesmo fortes dores de cabeça. A odontologia também possui especialidade responsável por esta área e que guiará os passos dos pacientes quanto ao tratamento adequado.

Fonte: www.onorte.net


Posts relacionados

Dental, por Redação

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos.

Dental, por Redação

Saúde bucal para homens

As mulheres se preocupam mais com a saúde, saúde bucal inclusive. Foi essa a conclusão de uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Segundo o estudo, que contou com 800 participantes, os homens deixam o cuidado com a boca em segundo plano.

Dental, por Redação

Dor orofacial; saiba quais as causas

Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores.

Dental, por Redação

Prevenção em Odontologia

"É melhor prevenir do que remediar", eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave.

Deixe seu Comentário:

=