Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/05/2011

Inadimplência do consumidor registra 2ª alta mensal

Após encerrar o primeiro bimestre do ano em queda, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou, em abril, o segundo crescimento mensal consecutivo, com índice de 1,5%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a crescente evolução da inflação, que reduz o poder de compra do consumidor, assim como o maior endividamento da população, tem feito com que a inadimplência continue progredindo.

Ainda de acordo com os economistas, a renda cada vez mais comprometida com as dívidas e os gastos realizados em decorrência dos feriados prolongados elevaram a inadimplência do consumidor em abril. Vale ressaltar que abril teve apenas 19 dias úteis, o que contribuiu para um crescimento menor, quando relacionado com sua base de comparação (março, com 21 dias úteis).

Na comparação anual, a inadimplência do consumidor registrou em abril alta de 17,3%, a décima segunda elevação anual consecutiva. O indicador acumulado – janeiro a abril 2011x2010 – apesar de apresentar desaceleração na série histórica, também continua em alta, com índice de 20,3%.

Na decomposição do indicador, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e as bancárias, que representam juntas quase 87% do indicador, foram as responsáveis pelo crescimento do índice, ambas com contribuição de 1,7%. O aumento só não foi maior, por conta do recuo das dívidas com os títulos protestados (12,6%) e os cheques sem fundos (14,6%), que contribuíram negativamente com 0,2% e 1,7%, respectivamente.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 11.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Sul-Sudeste tem 19 das 25 melhores universidades do país

A USP aparece com destaque nesse levantamento pormenorizado, com o maior número de cursos no top 10 das 30 carreiras analisadas. A maior universidade estadual paulista só não pontua em serviço social porque não tem essa graduação.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsa sobe mais de 2% e dólar cai para R$ 2,28 em dia de bom humor com China

As exportações chinesas cresceram 5,1% em julho na comparação anual, acima do esperado, enquanto as importações aumentaram 10,9%, com o superavit comercial ficando em US$ 17,8 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Contra concorrência, Bovespa corta taxas de negociação

A BM&FBovespa deu um importante passo nesta terça-feira para proteger seu mercado, cortando taxas de negociação no mercado de ações a vista e prometendo rever preços de custódia para pessoa física, num momento em concorrentes estrangeiros se preparam para entrar no setor de bolsa de valores.

Notícias Gerais, por Redação

FMI adverte para possibilidade de recessão global em 2012

O diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a Europa, Antonio Borges, advertiu nesta quarta-feira que não é possível descartar a uma recessão global em 2012, e mencionou a eventualidade de uma queda na atividade econômica.

Deixe seu Comentário:

=