Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/01/2013

Inflação pelo IGP-10 desacelera para 0,42% em janeiro

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,42% em janeiro, após alta de 0,63% em dezembro, influenciado principalmente pela desaceleração dos preços no atacado, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, subiu 0,34% em janeiro, ante alta de 0,66% em dezembro.Segundo a FGV, a alta dos preços dos produtos agropecuários desacelerou para 0,35%, ante 1,21% no mês anterior. Já os produtos industriais registraram avanço de 0,34%, após alta de 0,44% em dezembro.

Entre os estágios de produção, os preços dos bens finais subiram 0,8%, ante alta de 0,64% em dezembro. Já os bens intermediários avançaram 0,43%, ante variação positiva de 0,42% anteriormente. Por sua vez os preços das matérias-primas brutas recuaram 0,26%, após alta de 0,98% em dezembro.

Os preços no atacado subiram no final do ano passado após registrarem deflação. Entretanto, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) já chegou a mostrar uma leve desaceleração no início deste ano, o que se repetiu no resultado do IGP-10.

Classes de despesa
O Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), que responde por 30% do índice geral, acelerou a alta para 0,76%, frente avanço de 0,65% em dezembro.

Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. O principal destaque ficou com o grupo Alimentação, que subiu 1,54% em janeiro ante alta de 0,97% no mês anterior.

Os preços de despesas diversas cresceram 2,51%, contra 0,65% na leitura anterior.O Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) desacelerou a alta para 0,16% em janeiro, contra avanço de 0,36% no mesmo período do mês anterior.

Os preços dos materiais de construção subiram 0,29% e os da mão de obra, 0,05%. O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dor nas costas é a maior causa de aposentadoria por invalidez

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que a dor nas costas está entre as principais causas de aposentadoria por invalidez no Brasil. Entre janeiro e novembro de 2012, cerca de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do setor de serviços tem terceiro aumento consecutivo

O setor de serviços está mais confiante na economia brasileira. O Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 3,2% de outubro para novembro, passando de 121,5 para 125,4 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de corte na Selic sustenta alta do Ibovespa

No primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores domésticos operam com otimismo, impulsionados pela possibilidade de um novo corte na taxa básica de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Procon-SP: taxa média de cheque especial tem leve alta em março

Em primeiro de março, a taxa média de juros de cheque especial teve alta de 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro, passando de 9,53% ao mês para 9,54%, de acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=