Publicado por Redação em Vida em Grupo - 17/01/2012

INSS dará auxílio-doença sem perícia a partir de maio

O governo vai dispensar a realização de perícia médica para a concessão do auxílio-doença quando o período de afastamento for de até 60 dias.

O presidente do INSS, Mauro Hauschild, antecipou à Folha que a medida entrará em vigor a partir de maio em cinco cidades, num projeto-piloto na região Sul, informa reportagem de Andreza Matais e Simone Iglesias publicada nesta terça-feira.

Até 2013, a medida valerá em todo o país.

Bastará o médico preencher um atestado do Instituto Nacional do Seguro Social, que será encaminhado eletronicamente para o sistema da Previdência. O benefício será liberado automaticamente.

Os atestados levarão uma certificação digital para tentar impedir fraudes. Atualmente, 42% das concessões de auxílio-doença são para pedidos de até 60 dias.

Hauschild disse que a medida está sendo tomada porque o total de peritos (4.600) não atende a demanda, entre outras razões: "Quando o afastamento é de até 60 dias, o papel do perito é de ratificar decisão médica".

Fonte:www.folha.uol.com.br|17.01.12


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguros pessoais impulsionam crescimento do setor no Rio Grande do Sul

O setor de seguros no Rio Grande do Sul registrou crescimento de mais de 14% acima da inflação oficial – de 6,2% – em 2012, ante o ano anterior. O crescimento no Estado acompanhou o desempenho dos seguros no país, de 21,3% no ano passado, na comparação com 2011.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para o mercado cresce 25% ao ano

Aumento no número de apólices da AIG sinaliza preocupação crescente de agências e produtoras com direitos autorais e prejuízo decorrente da publicação de preços incorretos

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras têm até o fim de 2015 para alongar prazo

O limite dado pelo governo para que as seguradoras alonguem os prazos de seus produtos de previdência é dezembro de 2015.

Vida em Grupo, por Redação

Envelhecimento da população pressiona mercado de seguros

Os brasileiros vivem hoje três anos a mais do que há dez anos - 73,5 anos em média. O país tem 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos e estima-se que, daqui a oito anos, serão 30 milhões.

Vida em Grupo, por Redação

Dificuldade ou oportunidade em seguros?

O setor de seguros vive uma situação inesperada quando da quebra do monopólio do resseguro. Uma série de atividades econômicas,que nunca teve maiores problemas para segurar seus riscos patrimoniais, passou a não encontrar cobertura nas companhias de seguros em operação no País.

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco inicia venda de seguros por tecnologia móvel

O Grupo Bradesco Seguros começará a operacionalizar vendas de seguros por meio de telefonia móvel e de POS (point of sales), tendo como público-alvo a população urbana de baixa renda das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Vida em Grupo, por Redação

Avança projeto que permite dedução no IR do pagamento de seguros

Avança, no Congresso Nacional, o projeto de lei de autoria da deputada Bruna Furlan, que permite à pessoa física contribuinte do Imposto de Renda deduzir da renda tributável as despesas com pagamento de prêmio de seguro de vida, de imóvel ou de automóvel.

Deixe seu Comentário:

=