Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/06/2011

Inteligência artificial na segurança do paciente é aposta da Imput para 2011

A Imput, empresa brasileira especializada em tecnologia da informação para o segmento de saúde, anunciou o investimento de R$5 milhões em sua área de Pesquisa e desenvolvimento. Entre os investimentos está o desenvolvimento de um sistema voltado à segurança do paciente baseado em Inteligência artificial. As expectativas da empresa com os novos produtos são de quadruplicar seu faturamento.

Destinado aos centros cirúrgicos das instituições de saúde, a solução é comandada totalmente por um sistema de voz, que é acionado pelo médico e é responsável por toda a checagem de equipamento, equipe médica e protocolos de segurança baseados no conceito de cirurgia segura. “Por comando de voz o médico pode acessar o prontuário do paciente sem o auxílio de um mouse ou teclado dentro do centro cirúrgico, o que aumenta a agilidade no procedimento”, afirma o diretor comercial da Imput Edson Fontes.

Segundo Fontes, o fato de possuir uma acreditação não traz ao hospital a plena segurança de seus procedimentos, é Necessário gerenciar estes processos de forma eficiente e sem falhas. “O Software contempla uma inteligência artificial voltada para a área clínica. O objetivo é passar mais segurança ao médico e seu paciente. Não basta o hospital ser acreditado ele tem que ter uma ferramenta de gestão dos processos de segurança do paciente”.

Os protocolos de segurança seguidos pelo software estão baseados em manuais de acreditadoras e da própria OMS, no entanto ele pode ser adaptado às necessidades de cada hospital. A unidade de saúde pode customizar estes protocolos com o auxílio da ferramenta.

Fonte: www.saudeweb.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde descumprem prazos máximos para marcação de consultas

Pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que oito entre nove maiores operadoras de planos de saúde com atuação em São Paulo não cumprem prazos máximos para marcação de consultas estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos são não-vegetarianos e pacientes não sabem

Pessoas que optam por não comer produtos de origem animal podem não estar cientes de que o estão fazendo a contra-gosto ao ingerir medicamentos comuns.

Saúde Empresarial, por Redação

Troca de silicone com problema pode ser feita no SUS

Mulheres que usam próteses de silicone que causem qualquer tipo de dano ou aumentem os riscos à saúde podem procurar assistência médica no SUS, que fará a troca sem custo, desde que não seja por motivo estético.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério estuda regra nacional para parcerias público privadas

Secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães, fala sobre a criação de uma legislação que permitirá vários modelos de PPPs

Deixe seu Comentário:

=