Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/12/2015

Internet faz pessoas se acharem mais inteligentes do que realmente são

Pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) fizeram uma descoberta capaz de explicar a razão de tantas brigas na Internet. Segundo os psicólogos norte-americanos, usar a tecnologia faz as pessoas pensarem que possuem mais conhecimentos e são mais inteligentes do que realmente são. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Experimental Psychology.

Segundo o estudo, as pessoas tendem a superestimar o conhecimento que possuem. Isso acontece porque elas tendem a confundir o conhecimento delas com as informações possíveis de serem acessadas na Internet, de acordo com o estudo publicado pelos pesquisadores da Universidade de Yale em março de 2015.

Os cientistas fizeram experimentos com os usuários para testar essa hipótese. Na primeira parte do teste, eles pediram aos participantes para responder perguntas e metade do grupo podia usar a Internet como fonte de consulta. Já a outra metade, respondia sem usar qualquer apoio para obter as informações desejadas.

Na segunda parte da pesquisa, os dois grupos respondiam questões não relacionadas aos temas perguntados antes, sem consulta. Quem usou a Internet na primeira parte do teste, respondia com mais confiança na etapa final. “As pessoas tendem a confundir onde acaba o saber delas e onde começa o conhecimento exterior”, diz Mathew Fisher, coordenador do estudo.

De acordo com os pesquisadores de Yale, esse efeito causado pelo uso da Internet também ocorria quando as pessoas se deparavam com perguntas complexas, cuja resposta não estava acessível online. Segundo os cientistas, as pessoas se sentem detentoras de conhecimento mesmo se a pesquisa online não revela nada de novo. Cuidado ao usar a Internet, né gente?

Fonte: Yahoo Notícias


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Seguradoras e Corretores em busca de um mundo mais seguro

Ao falar sobre as práticas em prol do meio ambiente, que podem ser realizadas no dia a dia do corretor de seguros, a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz destacou que os profissionais precisam agora mirar os três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e governança).

Notícias Gerais, por Redação

Consumo das famílias aponta crescimento de 3,5% em 2011, aponta Serasa

O consumo das famílias apresentou variação positiva de 3,5% ano passado, frente a 2010, segundo revelam dados do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta sexta-feira (24).

Deixe seu Comentário:

=