Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/03/2012

G-20: PIB sobe 2,8% em 2011; desaceleração ante alta de 5% em 2010

O Produto Interno Bruto (PIB) do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes) avançou 2,8% em 2011, uma desaceleração em relação ao crescimento de 5% reportado em 2010. Os dados foram divulgados hoje pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No quarto trimestre de 2011, o PIB do grupo subiu 0,7% na comparação com o trimestre imediatamente anterior e 3,3% ante o quarto trimestre de 2010.

A OCDE diz que o PIB do G-20 não mostra as diferenças do desenvolvimento econômico entre os países do grupo. Nos Estados Unidos, o PIB cresceu 0,7% no quarto trimestre de 2011, ante alta de 0,5% do terceiro trimestre. Índia e Indonésia apresentaram forte crescimento durante o período, enquanto China apresentou desaceleração. A economia japonesa contraiu no quarto trimestre, após a retomada apresentada no terceiro trimestre de 2011. Já o PIB da zona do euro e da União Europeia recuaram no quarto trimestre, na comparação trimestral, a primeira retração desde o segundo trimestre de 2009.

Essa é a primeira vez que o PIB agregado do grupo é divulgado. No futuro, os dados serão anunciados pela OCDE, aproximadamente 70 dias após o trimestre de referência. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos membros Grupo Interagências sobre Estatísticas Econômicas e Financeiras do G-20, que envolve órgãos como o Fundo Monetário Internacional, OCDE, Banco de Compensações Internacionais (BIS), Banco Central Europeu (BCE), Eurostat, Organização das Nações Unidas (ONU) e Banco Mundial.

Fonte: economia.uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira voltará a crescer em novembro, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (23), em audiência na Câmara dos Deputados, que a economia brasileira crescerá mais nos últimos meses do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Ministros de Finanças do G20 se reúnem em Paris para discutir crise

Os ministros de Finanças do G20 --grupo que reúne as principais economias industrializadas e os países emergentes-- e os representantes dos Bancos Centrais começam nesta sexta-feira em Paris uma reunião de dois dias sobre a crise da dívida na zona do euro, com foco na Cúpula do grupo que acontece no início de novembro.

Deixe seu Comentário:

=