Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/04/2012

IPC-Fipe acelera na última semana de março e aponta inflação de 0,15%

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) da última semana de março, divulgado nesta quarta-feira (4) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apontou variação dos preços de 0,15%.

Em relação ao resultado da semana anterior, que foi de 0,10%, o índice marcou avanço de 0,05 ponto percentual. Porém, o resultado é 0,20 ponto percentual menor que o registrado no mesmo período de 2011, quando foi de 0,35%. Já em relação à quarta semana de fevereiro deste ano, quando o IPC-Fipe foi de 0,60%, o índice mostrou redução de 0,45 ponto percentual.

Classes de despesa
Nesta medição, das sete classes de despesas, quatro apontaram avanço entre a leitura anterior e a atual  do índice, com destaque para alimentação, que apontou a maior alta, de 0,32 ponto percentual, de 0,15% para 0,47%.

 

4ª quadrissemana de março/12
(em %)

3ª quadrissemana de março/12
(em %)

Variação
(em pontos percentuais)

Habitação

-0,06

+0,03

-0,09

Alimentação

+0,47

+0,15

+0,32

Transportes

+0,25

+0,21

+0,04

Despesas Pessoais

-0,21

-0,15

-0,06

Saúde

+0,38

+0,36

+0,02

Vestuário

+0,18

+0,08

+0,10

Educação

+0,04

+0,04

0,00

IPC Geral

+0,15

+0,10

+0,05

Fonte: Fipe

Metodologia do índice
O IPC é divulgado semanalmente pela Fipe. A pesquisa de preços é feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham entre 1 e 20 salários mínimos.

A cada divulgação, a semana a que se refere à coleta de dados substitui a primeira semana da coleta do período passado. No fim do mês, é calculada a taxa referente ao mês em questão sendo comparada com a taxa do mês anterior.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Avanço de crédito no Brasil demanda supervisão, diz FMI

O sistema financeiro do Brasil está "forte", apesar do rápido crescimento de crédito às famílias ser um risco que precisa ser cuidadosamente monitorado, afirmou nesta terça-feira (31) o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de crédito às empresas retrai em abril

A pesquisa é elaborada para prever a tendência do crédito às empresas nos próximos meses.

Notícias Gerais, por Redação

Preços ao consumidor desaceleram na última semana de janeiro

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor -Semanal) subiu 0,81% na última apuração de janeiro, desacelerando em relação à leitura da semana passada (0,93%). Mesmo com a perda de ritmo, o indicador ficou superior ao registrada na última semana de dezembro (0,79%).

Deixe seu Comentário:

=