Publicado por Redação em Previdência Corporate - 25/04/2013

IR 2013: ainda é possível corrigir dados da declaração já enviada

Desde 1º de março é preciso entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

 Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.
 
Já enviei minha declaração de ajuste anual 2013, ano-base 2012, e programei o pagamento do imposto no débito automático. No entanto, agora, percebi que esqueci de incluir alguns rendimentos na declaração. É melhor deixar como está, esperar o débito ser feito e, mais tarde, fazer a retificação, ou devo corrigir os dados imediatamente para não correr o risco de cair na malha fina? Nesse caso, devo cancelar o débito automático, já que os valores a serem pagos à Receita Federal podem mudar?
 
Até 30 de abril de 2013 é possível fazer a declaração retificadora e alterar apenas o modelo de tributação escolhido - completo pelo simplificado ou vice-versa. Após a entrega da declaração, não há como mudar as quantidades de parcelas de pagamento. Se houver mudança do valor a ser pago, haverá recolhimento e compensação, conforme o caso.

Dúvidas Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.
 
Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.
 
Fonte: Veja

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência Social diz não dificultar processos no INSS

Uma das principais reclamações dos contribuintes, aposentados, pensionistas e pessoas que se relacionam profissionalmente com a Previdência é o excesso de burocracia.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência de R$ 66 por mês reforça benefício

Atualmente, os trabalhadores completam o tempo mínimo de contribuição exigido pelo INSS aos 53 anos. Porém, o valor da aposentadoria nem sempre é adequado ao padrão de vida que o segurado pretende ter após "pendurar as chuteiras".

Previdência Corporate, por Redação

Governo discute hoje alteração do fator previdenciário

Será realizada nesta terça-feira (10) uma reunião entre os ministros de Relações Institucionais, Idelli Salvatti; da Fazenda, Guido Mantega; da Previdência Social; Garibaldi Alves; além de outras autoridades, para discutir possíveis alterações no fator previdenciário.

Previdência Corporate, por Redação

Brasileiros não planejam aposentadoria no País

Aposentadoria no Brasil ainda causa preocupação na população. Muitos dos brasileiros que já entraram na fase de beneficiários da Previdência recebem apenas um salário-mínimo (R$ 545).

Deixe seu Comentário:

=