Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/04/2012

IR: mudou de emprego durante 2011? Saiba como declarar a renda obtida no ano

Caso você tenha mudado de emprego durante o ano passado, você deve informar as duas empresas como fontes pagadoras em sua declaração de Imposto de Renda ano-base 2011. O que o Fisco quer é que você declare todo o seu rendimento tributável recebido durante o ano de 2011, desde que esta soma total tenha ultrapassado o teto de isenção de R$ 23.499,15.

Exija o Informe de Rendimentos
Cabe ao seu ex-empregador e à atual empresa entregar a você um documento, conhecido como Informe de Rendimento, que contém todo o rendimento pago ao longo do ano passado, incluindo o imposto de renda retido do seu salário, e as contribuições previdenciárias devidas ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

De posse destes documentos, você terá condições de informar com precisão, na sua declaração de IR, tudo o que recebeu das duas empresas em 2011. A estrutura do Informe de Rendimentos (campos informando os valores) segue a do formulário da declaração de renda, de forma a facilitar o entendimento dos dados para o preenchimento correto.

Outros rendimentos também entram
Lembre-se de que, aqui, tratamos apenas dos rendimentos do seu trabalho assalariado. Outros rendimentos, como os provenientes de imóveis alugados, pensões alimentícias, aposentadorias, entre outros diversos, também devem ser declarados por você.

É importante ficar atento à forma de inclusão dos seus rendimentos, para evitar erros que possam levar a sua declaração a ser retida na malha fina. Além disso, fique atento ao prazo de entrega, que termina na segunda-feira, dia 30 de abril.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Gasto de brasileiros no exterior em setembro é o maior da história, diz BC

Os gastos de brasileiros em viagens internacionais chegaram a US$ 2,168 bilhões em setembro, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados nesta sexta-feira (25). É o maior resultado para meses de setembro, na série histórica do BC, iniciada em 1969.

Notícias Gerais, por Redação

Maia vê dificuldades para votação do fim do fator previdenciário

Às vésperas da data marcada para a votação do fim do fator previdenciário, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), apontou dificuldades para a análise do texto na semana que vem.

Deixe seu Comentário:

=