Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/04/2015

Justiça paulista cria núcleo para mediar conflitos envolvendo planos de saúde

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) criou nesta segunda-feira (13) o Núcleo de Apoio Técnico e de Mediação (NAT), que, em um mês, deverá solucionar em 24 horas as liminares envolvendo conflitos entre clientes e as empresas de planos de saúde.

O NAT atuará em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

De acordo com a Justiça paulista, a medida atende recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os tribunais tenham mais eficiência na solução de demandas que envolvem assistência à saúde.

O núcleo funcionará nas dependências do Fórum João Mendes Júnior, na região central de São Paulo. Caberá aos participantes analisar os casos e mediar o entendimento ente os segurados e as companhias de saúde.

“Além de garantir o atendimento e a observância das coberturas legais e contratuais de assistência à saúde por planos privados de plano de saúde, o NAT oferecerá também aos magistrados ferramentas e informações técnicas da área da saúde, instrumentos que auxiliam, previamente, o exame dos pedidos de concessão de provimentos jurisdicionais em caráter de urgência”, informou o comunicado do TJSP.

Com base em dados do setor, o tribunal esclareceu que os beneficiários de planos de saúde no estado de São Paulo somam mais de 19 milhões de pessoas. Acrescentou que, apenas na capital, a taxa de cobertura da assistência médica privada atinge mais da metade da população (59,6%).

Por meio de nota, a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira, afirmou que a medida reforça as ações implementadas pela Agência para solução extrajudicial de conflitos e que representa importante avanço contra práticas lesivas ao consumidor.

Fonte: Agência Brasil


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

População pode fazer teste gratuito de hepatite no centro de SP

Quem estiver com a doença, deverá ser encaminhado para o tratamento especializado

Saúde Empresarial, por Redação

SP oferece quatro cursos gratuitos para profissionais da saúde

O Instituto da Saúde, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, abriu inscrições para quatro cursos de aperfeiçoamento e atualização destinados a profissionais que trabalham na área de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde terão prazo para agendar consulta a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (19), as operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Deixe seu Comentário:

=