Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/08/2011
Mais de 43% dos brasileiros levam até 30 minutos para chegar ao trabalho
SÃO PAULO – De casa até o local de trabalho ou à escola, 43% dos brasileiros levam em média 30 minutos, considerando a ida, volta e o tempo de espera do meio de transporte. É o que revela um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Outros 27% precisam de mais de meia hora para fazer o percurso rotineiro e 24% levam mais de uma hora por dia. A pesquisa revelou ainda que 15% gastam entre 1h e 2h, 5% entre 2h e 3h e 2% entre 3h e 4h. Apenas 2% levam 4 horas e 6% não sabem.
Tamanho do município
O tamanho da cidade influencia no tempo de percurso. Quanto maior o tamanho do município, maior o tempo de locomoção. Nos municípios com até 20 mil habitantes, apenas 12% da população gasta mais de 1 hora. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, esse percentual sobe para 32%.
Outro fator que influencia é a renda dos profissionais. Segundo a pesquisa, quanto maior a renda, mais tempo se gasta, o que sugere que estas pessoas moram mais afastadas do local de trabalho ou estudo. Entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, 31% gastam mais de uma hora para ir de casa para o trabalho. O número sobe para 37% entre os indivíduos com renda superior a dez salários mínimos.
Em relação ao meio de transporte, 54% dos entrevistados consideram o transporte que utilizam rápido. Esse percentual sobe para 87% entre os usuários de motocicleta e cai para 33% entre os que utilizam o ônibus. Para 37% da população, mostra a pesquisa, o tempo de locomoção é o principal fator para a escolha do meio de transporte.
Sobre o estudo
A pesquisa CNI-Ibope avalia trimestralmente a opinião pública no que diz respeito à administração federal e a temas de interesse da sociedade. Foram 2.002 entrevistados em 141 municípios, sendo que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Fonte: web.infomoney.com.br | 18.08.11
Posts relacionados
Maioria das mulheres brasileiras busca promoção em 2 anos
As profissionais brasileiras querem plano de carreira, participação nos lucros (PLR), investimento em educação e promoção nos próximos dois anos, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo site vagas.com.br.
Fazenda cassa inscrição de 10 mil contribuintes
A Secretaria de Estado da Fazenda cassou a inscrição de 10.198 contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por inatividade presumida.
Dilma promete infraestrutura para elevar competitividade e renda
A presidente Dilma Rousseff declarou nesta quarta-feira que o Brasil precisa elevar sua competitividade e ampliar investimentos em infraestrutura e tecnologia para propiciar a retomada do crescimento econômico e melhorar a renda per capita do brasileiro.
Mercado de trabalho não mostra sinais de queda, apesar do baixo crescimento
Os empresários Norma Brandão e Eguiberto Rissi são de ramos completamente diferentes, mas reclamam da mesma coisa: a dificuldade de se encontrar mão-de-obra.
Nova regra da poupança é publicada no Diário Oficial
A nova regra de rentabilidade da caderneta de poupança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O anúncio da mudança foi feito na noite de ontem (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Dinheiro ainda é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros
O dinheiro ainda é a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores brasileiros, revela o estudo O Observador - Brasil 2012 realizada pelo sétimo ano seguido pela Cetelem BGN, empresa do grupo BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos Public Affairs.







