Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/04/2012

Mantega: desaceleração do IPCA permitirá queda dos juros bancários

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (5) que o resultado de março do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) vai possibilitar a queda dos juros cobrados pelos bancos.

“Acho que a inflação menor abre a possibilidade de um estímulo econômico maior para a queda de juros do setor privado, dos bancos”, disse Mantega, citado pela Agência Brasil.

O IPCA, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,21% no mês passado, desacelerando em relação ao resultado de fevereiro, de alta de 0,45%.

BB dá a largada
O comentário do ministro vem um dia depois que o Banco do Brasil (BBSA3) anunciou a redução da taxa de juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial para 3% ao mês. A medida vale para clientes que recebem salário pelo banco e aderirem a um pacote de serviços, cujo valor mensal varia entre R$ 18 e R$ 54.

A notícia foi recebida com pessimismo pelos analistas, uma vez que a medida pode prejudicar o desempenho do banco por meio da redução de spreads. Além disso, a opinião é de que a iniciativa do BB pode forçar as demais instituições a baixar suas taxas para evitar a perda de clientes.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões final 5 e 0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 0, desconsiderando o dígito,

Notícias Gerais, por Redação

Planalto quer evitar levar questão da DRU ao Supremo

O Palácio do Planalto não quer correr o risco de levar a tramitação da emenda que prorroga a DRU (Desvinculação das Receitas da União) no Senado para ser discutida no STF (Supremo Tribunal Federal) e decidiu não agrupar as duas propostas que tratam do tema na Casa.

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira voltará a crescer em novembro, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (23), em audiência na Câmara dos Deputados, que a economia brasileira crescerá mais nos últimos meses do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar alto pressiona preço de eletrônicos

Em plena época de negociações para o reforço dos estoques para o Natal, redes varejistas brasileiras e fabricantes de eletrônicos enfrentam verdadeiras batalhas para lidar com a alta do dólar.

Notícias Gerais, por Redação

Na ONU, Dilma pedirá articulação para solucionar crise econômica

A presidente Dilma Rousseff pedirá nesta quarta-feira, ao discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU, uma articulação entre os países para superar a crise econômica global.

Deixe seu Comentário:

=