Publicado por Redação em Vida em Grupo - 18/09/2012

Mercado de resseguro cresce 219% no primeiro semestre

Apresentando lucro líquido de R$ 108 milhões, o mercado de resseguros interno encerrou o primeiro semestre com crescimento de 219%, em comparação com o mesmo período de 2011, quando se registrou R$ 34,1 milhões de lucro líquido. A análise é do economista Luiz Roberto Castiglione com base em dados da Susep.

“A taxa média de retorno do patrimônio líquido anualizada foi de 5,63% no primeiro semestre, contra 2,32% de 2011. Aqui cabe ressaltar a entrada de novas resseguradoras e importantes associações com empresas estrangeiras”, aponta Castiglione.

Ele reforça que o desempenho no período aconteceu, em primeiro lugar , pela maior retenção interna dos riscos. “No ano passado, o mercado exterior absorveu 56,4% dos prêmios gerados no mercado brasileiro de seguros, declinando para 47,7% neste ano. De fato e em decorrência da não efetivação de vários investimentos de vulto, as cessões de resseguro apresentaram um crescimento de apenas 0,5%. O mercado ficou mais concentrado em massificados”.

Outro ponto relevante foi a redução da sinistralidade retida (de 95,3% dos prêmios ganhos em 2011 para 80,7% em 2012), em contraponto com o aumento das despesas de comercialização, que passaram a representar 11,7% dos prêmios, contra 9,8% no ano passado. Além disso, também houve aumento das despesas administrativas. “Essas passaram a representar 24,4% dos prêmios ganhos contra 18,5% em 2011”, conclui Castiglione.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep e CNSP acabam. Vem aí, a Comissão Nacional de Seguros

Se depender exclusivamente da vontade da diretoria da Susep, a autarquia será mesmo transformada em uma agência reguladora, nos mesmos moldes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo.  

Vida em Grupo, por Redação

Brasileiro é fiel à seguradora e se importa com marca

A pesquisa Global Insurance Customer Survey, realizada pela Ernst & Young em 23 países, com cerca de 24 mil consumidores, mostra que o aumento da exigência e o acesso às tecnologias significam que a indústria de seguros está encarando um cliente mais informado e, portanto, mais seletivo.

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco Auto/RE planeja novidades para o segundo semestre

Depois de um excelente primeiro semestre, com aumento da participação na área de massificados, a Bradesco Auto/RE planeja novidades para o segundo semestre. De acordo com o diretor Marco Antonio Gonçalves, a companhia deve anunciar em breve melhorias no portfólio.

Deixe seu Comentário:

=