Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2013

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. Segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), o mercado espera alta de apenas 2,53% no desempenho da economia para este ano.

O mercado reduziu a expectativa de crescimento da economia brasileira após a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que o PIB avançou apenas 0,6% nos primeiros três meses do ano na comparação com o último trimestre de 2012. Após o resultado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a previsão oficial do governo de 3,5% será revista "certamente para baixo".

No entanto, os analistas ouvidos semanalmente pelo BC não alteraram a previsão para a inflação deste ano, que se manteve em 5,8% - apenas 0,1 ponto percentual abaixo da previsão oficial -, mesmo após divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) prever inflação maior em 2013. A estimativa de preços maiores justificou o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que agora está em 8% ao ano. Já o mercado financeiro crê que essa taxa deve alcançar 8,75% até o final de 2013.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Maia vê dificuldades para votação do fim do fator previdenciário

Às vésperas da data marcada para a votação do fim do fator previdenciário, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), apontou dificuldades para a análise do texto na semana que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal chega a 0,44% na 1º quadrissemana de setembro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,44% na primeira quadrissemana de setembro, repetindo a mesma taxa de variação do fechamento de julho, informou Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Procon-SP: taxa média de cheque especial tem leve alta em março

Em primeiro de março, a taxa média de juros de cheque especial teve alta de 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro, passando de 9,53% ao mês para 9,54%, de acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Os erros de etiqueta corporativa que podem ofender seus colegas

O pacote que trouxe a geração Y ao topo das companhias tratou de fazer uma revolução na maneira como as relações se dão no ambiente de trabalho. Não é por acaso, por exemplo, que o clima mais informal seja quase regra, hoje, dentro das empresas.

Deixe seu Comentário:

=