Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/06/2013

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. Segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), o mercado espera alta de apenas 2,53% no desempenho da economia para este ano.

O mercado reduziu a expectativa de crescimento da economia brasileira após a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que o PIB avançou apenas 0,6% nos primeiros três meses do ano na comparação com o último trimestre de 2012. Após o resultado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que a previsão oficial do governo de 3,5% será revista "certamente para baixo".

No entanto, os analistas ouvidos semanalmente pelo BC não alteraram a previsão para a inflação deste ano, que se manteve em 5,8% - apenas 0,1 ponto percentual abaixo da previsão oficial -, mesmo após divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) prever inflação maior em 2013. A estimativa de preços maiores justificou o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que agora está em 8% ao ano. Já o mercado financeiro crê que essa taxa deve alcançar 8,75% até o final de 2013.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS recebe sugestões sobre prazos do auxílio-doença

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) abriu, no início deste mês, consulta pública para definir uma nova lista com os prazos para afastamento do trabalho por doença ou lesão.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros gastarão R$ 1,76 bi com cinema em 2011, diz Ibope

O cinema nacional tem bons motivos para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado depois de amanhã, dia 5 de novembro. Segundo o Ibope Inteligência, o potencial de consumo do brasileiro para despesas com cinema, só neste ano, é de R$ 1,76 bilhão.

Deixe seu Comentário:

=