Publicado por Redação em Vida em Grupo - 01/07/2014

Microsseguro e inserção social

Alaor Silva é fundador do Plano de Amparo Social Imediato (PASI) - primeiro microsseguro do Brasil

A população menos favorecida tem se tornado uma das grandes preocupações dos governos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Este cenário envolve questões humanitárias, sociais, econômicas e políticas, pois há um interesse de promover a justiça entre as classes. Soluções para aumentar a inclusão social e para diminuir a pobreza têm sido amplamente discutidas e várias delas já têm gerado resultados representativos.

Foi pensando neste cenário que o Plano de Amparo Social Imediato (PASI) foi fundado em 1989. Sua meta era proteger a massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários pertencentes às classes sociais menos favorecidas. Assim nasceu o microsseguro da sociedade organizada no Brasil - uma ferramenta econômica que representa uma das mais promissoras estratégias de combate à pobreza mundial e de inclusão social na atualidade - que completou no dia 1º de junho, 25 anos.

Entre os desafios deste mercado está a democratização do seguro, ou seja, é preciso oferecer planos de forma simples e adequada ao consumidor, atendendo a todas as demandas existentes das várias classes sociais. Por conta desta busca pela democratização, este segmento está em ascensão e tem ganhado, a cada ano, proporções ainda maiores, mas de outro lado, o número de pessoas cobertas ainda é pequeno. Há cerca de duas décadas, a atividade seguradora representava pouco menos de 1% do PIB nacional. Para 2014, a expectativa do setor é alcançar um percentual próximo aos 6% do PIB.

A construção de um modelo de negócios sem precedentes, com um enorme impacto social, garantiu ao PASI um histórico e uma série de informações coletadas que permitem avançar ainda mais para que, muito em breve, ele possa se reinventar e causar um impacto ainda mais surpreendente na sociedade como um todo promovendo o fim da herança da pobreza.

Fonte: http://www.revistacobertura.com.br/


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep estabelece novos critérios para planos de fiscalização

A Susep publicou Portaria (nº 4.926) estabelecendo novos critérios para apresentação do Plano de Fiscalização a ser executado pela autarquia. A norma, que segue proposta apresentada pelo diretor de Fiscalização

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é 3º que mais cresce em seguros de vida no mundo

O Brasil é o terceiro país que mais apresentou crescimento na indústria de seguros de vida em 2011, segundo levantamento divulgado pelo grupo Swiss Re.

Deixe seu Comentário:

=