Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/03/2012

Mortalidade materna caiu 19% em 2011, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (5) que a mortalidade materna em 2011 caiu 19% em relação a 2010.

"A mortalidade materna vem caindo. Por exemplo, em relação a 2010, no primeiro semestre do ano passado, a mortalidade caiu 19% --é um avanço importante. Como mãe e avó, eu sei o quanto a maternidade é o momento especial da vida da mulher. E a preocupação do meu governo é que esse seja um momento tranquilo e seguro para todas as brasileiras", disse ela no programa de rádio "Café com a Presidenta".

Dilma também falou sobre a Rede Cegonha, criada no ano passado. "A Rede Cegonha já chegou a quase 1.700 municípios brasileiros, em 23 Estados, e vai alcançando mais de 900 mil gestantes."

Segundo ela, a partir do mês que vem, as gestantes vão receber R$ 50 para pagar a passagem de ônibus e não perder as consultas do pré-natal no SUS (Sistema Único de Saúde).

"Em outubro, nós criamos benefícios adicionais ao Bolsa Família, de R$ 32 mensais, para as gestantes e para as nutrizes, as mães que estão amamentando. Em fevereiro deste ano, mais de 240 mil mulheres já estavam recebendo esses benefícios."

Para a presidente, a mortalidade materna está ligada, na maioria das vezes, a complicações causadas por hipertensão, diabetes, hemorragias e infecções. "Todas essas são doenças que podem ser tratadas e controladas com um pré-natal bem feito."

Dilma afirmou ainda que o governo está trabalhando para expandir as UTIs neonatais. "Em 2011, criamos 371 novos leitos nessas UTIs. Considerando que o Brasil tem 2.147 leitos, veja você que esses mais de 300 leitos são muito importantes."

Ela falou também sobre ações de prevenção e combate ao câncer. "No ano passado, por exemplo, o SUS realizou 11,3 milhões de exames preventivos contra o câncer de colo de útero. Também foram feitos mais 3,4 milhões mamografias --um aumento de 13% nesse tipo de exame em relação ao ano de 2010. É algo muito significativo."

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil cita risco de calote da Grécia e nega apoio ao FMI

Onze países da América Latina se recusaram a apoiar a decisão do Fundo Monetário Internacional nesta semana de continuar financiando a Grécia, citando riscos de não pagamento, e o FMI informou que Atenas pode precisar de um alívio da dívida mais rápido por parte da Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Secretário executivo da Fazenda prevê crescimento de 4,5% em 2013

A economia brasileira deverá crescer, em média, acima de 1% a cada trimestre neste segundo semestre e, além disso, com as medidas de estímulo à produção como a desoneração da folha de pagamento e o barateamento do custo da energia elétrica,

Notícias Gerais, por Redação

Economia e envelhecimento: o que esperar para os próximos anos

Durante o 48º Seminário do IIS, o governador americano Dirk Kempthorne ressaltou a importância de mudanças na longevidade para as economias mundiais

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz estimativa para o PIB e inflação neste ano, diz Focus

O mercado reduziu a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) e para a inflação oficial neste ano, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (21).

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira fica estagnada em fevereiro, diz Serasa

A atividade econômica registrou crescimento nulo no mês de fevereiro deste ano, de acordo com indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 2,1% da atividade econômica.

Notícias Gerais, por Redação

Cerca de 12 mil servidores aposentados por invalidez terão o benefício revisto

A proposta de emenda à Constituição, aprovada pelo Senado na última semana, que permite que os servidores públicos aposentados por invalidez depois de 2004 recebam o benefício integral irá beneficiar quase 12 mil funcionários somente do Poder Executivo.

Deixe seu Comentário:

=