Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/05/2015

Mulher no Rio é diagnosticada com vírus da zika

Secretarias de saúde afirmam que não há nenhum registro de doença no RJ. Nova doença é transmitida pelo mosquito da dengue.

Uma moradora do Engenho Novo, no Subúrbio do Rio de Janeiro, foi diagnosticada por sua médica com o vírus da zika, como mostrou reportagem do RJTV nesta terça-feira (19). A doença é transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes Aegypt.

Patrícia Valéria Ferreira deu entrada na unidade hospitalar com febre constante, dores na cabeça e pelo corpo. Na emergência, o primeiro diagnóstico foi faringite, no entanto, mesmo com os remédios, indicações diferentes apareceram dois dias depois.

As secretarias do estado e municipal de saúde, contudo, afirmam que no Rio de Janeiro não há nenhum registro da doença.

Os primeiros casos no país foram confirmados na semana passada pelo Instituto Evandro Chagas: oito pacientes na Bahia e outro no Rio Grande do Norte. O Ministério da Saúde informou que a evolução da doença não traz complicações graves e que apenas 18% dos infectados perceberão algum sintoma.

“Mas a gente fica com medo, pois eu tenho filhos. E como será que uma criança vai reagir”, ressaltou Patrícia, preocupada.

No Rio, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica Estadual informou que reforçou a orientação aos profissionais de saúde de postos e emergências. A preocupação é separar de forma clara casos de zika dos da dengue.

Fonte: Portal G1


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Medida da Anvisa acelera fila para processo de medicamentos

Os laboratórios farmacêuticos poderão notificar de forma automática a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre alterações de rotulagem e bula. A Anvisa anunciou que os pedidos antes tinham que aguardar na fila de análise do órgão regulador e agora serão autorizados imediatamente.

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas descobrem novo gene relacionado ao desenvolvimento do cérebro

Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce atuação internacional da Anvisa, diz Barbano

A atuação internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem crescido para garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos e alimentares que vários países desejam exportar para o Brasil.

Deixe seu Comentário:

=