Publicado por Redação em Dental - 28/08/2012

Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida

Em vez de abastecer seu estoque de balinhas de hortelã, é possível dar fim ao mau hálito mudando hábitos básicos. Na verdade, se você desconfia que sofre de halitose, o primeiro passo é confirmar com aquele amigo próximo ou marcar um horário com o dentista. Isso é importante para identificar a causa do problema.
 
Algumas vezes o cheiro na boca é um sintoma de outras doenças que não têm origem na boca – diabetes, doenças pulmonares, renais, estomacais. Nestes casos, um especialista deve ser consultado. “Acontece que, em 90% dos casos, o mau cheiro se origina de problemas bucais”, diz o dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).
 
É melhor arregaçar as mangas e ir atrás do tratamento, ou até da prevenção, para que o problema não interfira na qualidade de vida. Segundo Marcos Moura, o mau hálito segrega a portador, isolando-o do convívio social. “Recebemos inúmeros e-mails de portadores dizendo não saber mais o que fazer; que abandonaram os estudos, o convívio social, o parceiro (a)”, relata.
 
Muitas vezes as pessoas julgam quem tem halitose deduzindo que o mau cheiro é por falta de higiene ou pensam que a pessoa sente o odor da boca e não faz nada para mudar. Esses são dois mitos que a ABHA trabalha para esclarecer. O presidente da associação explica que o mau hálito nem sempre está associado à higiene bucal inadequada. Já a falta de atitude é devido à fadiga olfatória, o portador de halitose se acostuma ao cheiro e não sente o próprio hálito.
 
A vilã
Quando a saburra lingual dá as caras é melhor ficar atento. Ela se forma na parte mais posterior da língua. É uma placa bacteriana esbranquiçada que surge quando há diminuição da salivação ou uma descamação. Neste momento, como a saburra se instala perto das papilas gustativas, pode ser que um gosto amargo comece a aparecer, mas isso não significa que o mau cheiro esteja sendo exalado. “Para remover a saburra, é fundamental usar raspadores linguais, mas se estiver se formando rapidamente, é indicado procurar um dentista qualificado em alterações salivares”, recomenda Marcos.
 
Nada de ânsia para limpar a língua
Reserve a escova para os dentes. Quando a escova é usada para limpar a língua, a tendência é fazer movimentos de vai e vem o que pode dar ânsia. No caso dos raspadores linguais, o movimento de dentro pra fora diminui essa sensação. “Ressalto que ao acordar há um relaxamento muscular da língua, momento em que ela aumenta de tamanho, e por isso pela manhã temos mais ânsia”, afirma Moura.
 
Dicas
Cuide da boca
Ir ao dentista é fundamental para fazer limpeza e tratamentos, quando necessário. Escove os dentes e passe fio dental depois das refeições. É importante se lembrar de limpar a língua e gengivas.
 
Alimentação
Reduza a ingestão de substâncias gordurosas como queijos amarelos e carnes. Também evite alimentos aromáticos como alho, cebola e ovo. Acrescente em seu cardápio maçã, laranja, abacaxi e cenoura que são alimentos detergentes – removem superficialmente restos de alimentos da língua. Comer de três em três horas e beber bastante água também reduz o mau hálito.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dental, por Redação

Usafa promove ação de prevenção à saúde bucal em escola

Os alunos de 5 e 6 anos assistiram a um filme relacionado ao assunto e fizeram escovação supervisionada

Dental, por Redação

Confira dicas como evitar o mau hálito comendo e bebendo

Manter uma higiene bucal regular, com escovação e fio dental, é a medida número 1 para quem quer combater um dos piores inimigos dos relacionamentos: o mau hálito.

Dental, por Redação

Metlife lança projeto social que beneficia crianças carentes

Para colaborar com a sociedade estimulando os bons hábitos bucais, além de levar informações de maneira lúdica e descontraída para crianças e adolescentes que frequentam escolas e organizações carentes, a Seguradora Metlife lançou o projeto Dentista do Riso.

Dental, por Redação

Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie

Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.

Deixe seu Comentário:

=