Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/08/2011

Otimismo do consumidor ainda permanece abaixo do observado em 2010

SÃO PAULO – O otimismo do consumidor  brasileiro diminuiu 6,1%, na comparação com agosto do ano passado, se distanciando cada vez mais dos índices registrados em 2010.

De acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quarta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em julho, o otimismo do consumidor já havia registrado queda de 3,1% em relação a igual período do ano passado.

No confronto mensal, o otimismo do brasileiro também recuou (-1,1%).

Quedas
Ainda segundo a pesquisa, todos os componentes do Inec registraram queda na comparação com o mesmo mês de 2010, ou seja, as expectativas para os próximos seis meses sobre inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor estão menos otimistas que em agosto do ano passado. Neste caso, o destaque foi a expectativa de inflação, que retraiu 21%.

Na comparação com julho, quatro dos seis indicadores que compõem o índice apresentaram redução: expectativa de inflação (-6,7%), expectativa de renda pessoal (-1,4%), situação financeira (-0,9%) e endividamento (-1,3%).

Por pontuação, os índices que obtiveram maior resultado foram os da expectativa de desemprego (129,4 pontos), situação financeira (112,8 pontos) e expectativa de renda pessoal (112,5 pontos). Os piores colocados foram os de expectativa de inflação (101,4 pontos) e endividamento (105,6 pontos).

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Quadrilha rouba terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos

Uma quadrilha invadiu o terminal de cargas do aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), por volta das 21h de domingo (29).

Notícias Gerais, por Redação

Como se preparar para declarar Imposto de Renda pela 1ª vez

Dúvida do internauta: Eu nunca precisei declarar o Imposto de Renda. A partir de agosto deste ano, eu tive um desconto no meu salário. Quando terei que declarar? E o que eu preciso saber para declarar pela primeira vez?

Deixe seu Comentário:

=