Publicado por Redação em Dental - 12/03/2012

Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Atualmente, quase 200 milhões de pessoas sofrem de diabetes mellitus em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes, entre elas problemas de saúde bucal, como a periodontite e gengivite. Isso é o que mostram Trícia Drumond-Santana e equipe da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em um estudo que teve como objetivo avaliar o impacto da doença periodontal na qualidade de vida de portadores de diabetes mellitus.

Participaram do trabalho 322 diabéticos, de ambos os gêneros, com idade entre 14 e 85 anos, matriculados e agendados para controle médico no segundo semestre de 2004, no Departamento de Endocrinologia do Hospital Dr. Ovídio Nogueira Machado, em Itaúna (MG). De acordo com artigo publicado na edição de março de 2007 dos Cadernos de Saúde Pública, “a doença periodontal tem maior prevalência e gravidade em indivíduos diabéticos quando comparados aos indivíduos não-diabéticos e o impacto na vida diária da doença periodontal nestes indivíduos é pouco relatado na literatura”.

Os pesquisadores observaram que 15,7% dos avaliados foram classificados como periodontalmente saudáveis, 35,2% apresentaram gengivite, 27,7% periodontite leve a moderada e 21,4% periodontite avançada. Os resultados do mostram ainda que aproximadamente 75% dos diabéticos apresentaram impacto negativo na qualidade de vida em pelo menos uma pergunta. Aqueles com periodontite relataram maiores impactos negativos. Incômodo na mastigação, desconforto pessoal e inibição foram os principais problemas citados.

Segundo os especialistas, estudos prévios sobre repercussão da condição bucal na qualidade de vida já haviam demonstrado que alterações da saúde bucal interferem negativamente na qualidade de vida das pessoas afetadas. “Os resultados do presente estudo confirmam essas observações e, indicam que é necessário o desenvolvimento de programas específicos com estratégias que minimizem os efeitos negativos da doença periodontal na qualidade de vida de indivíduos portadores de diabetes mellitus”.

Fonte: odontologika.uol


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça riscos e benefícios do clareamento em 1 hora

Hoje é fácil conquistar um sorriso mais branco. No dentista ou em casa, os resultados são satisfatórios. Apesar da comodidade de fazer o procedimento no conforto do lar, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo.

Dental, por Redação

10 erros que prejudicam a saúde bucal

Falta de informação e mitos fazem com que a maioria das pessoas deslize na hora de cuidar da boca. Os erros vão desde a escova dental incorreta até o momento errado de fazer a higiene.

Dental, por Redação

Tecnologia invade consultórios de dentistas

Só de ouvir aquele barulhinho da broca, todos os pelos do corpo arrepiam. Para muitos, o medo do dentista está diretamente ligado aos sons dos equipamentos. O problema disso é que a saúde bucal pode ser comprometida por esses fatores psicológicos.

Dental, por Redação

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares

Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Deixe seu Comentário:

=