Publicado por Suporte AW em Notícias Gerais - 17/02/2011

Preço de apartamentos usados sobe 1,8% em janeiro no Brasil

SÃO PAULO - O preço de venda de apartamentos usados subiu 1,8% em janeiro no Brasil, revelou um novo indicador elaborado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) e pela Zap Imóveis, que trata de unidades anunciadas e residenciais. A taxa registrada em janeiro foi inferior à de dezembro, de 2,1%.

No primeiro mês do ano, os preços subiram mais no Rio de Janeiro (+2,8%) e em Belo Horizonte (+2,2%). São Paulo apresentou uma alta de 1,7%, enquanto em Fortaleza houve queda de 0,4%. Recife teve uma variação de 0,8%, a mesma do Distrito Federal, enquanto Salvador teve um leve aumento de 0,3% nos preços dos apartamentos usados anunciados no mês de janeiro.

Em 12 meses, os dados estão disponíveis apenas para Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, que apresentaram altas de 40,5%, 24% e 16,6%, respectivamente. Já no período de três anos, os dados estão disponíveis para Rio de Janeiro e São Paulo, que tiveram altas de 94,7% e 79,2%, na ordem.

Número de dormitórios
O indicador ainda acompanha o preço segundo o número de dormitórios. Em janeiro, a maior valorização foi nos imóveis de dois e de quatro dormitórios, com alta de 1,9%, seguidos pelos de três dormitórios (1,8%) e pelos de um dormitório (1,5%).

Desde janeiro de 2008, em São Paulo, os apartamentos com um e dois dormitórios apresentaram variação de 88%, os de três dormitórios apresentaram alta de 72%, enquanto os de quatro ou mais dormitórios variaram 56%.

No Rio de Janeiro, por sua vez, os apartamentos de um dormitório mais que dobraram de preço (105%). Os de dois dormitórios subiram 95%, enquanto os de três quartos tiveram variação de 91% e os de quatro quartos, de 75%.

Preço médio
O preço médio do metro quadrado foi maior no Distrito Federal, de R$ 7.004 no primeiro mês do ano, conforme a tabela a seguir:



Aluguel
Em janeiro deste ano, a taxa de aluguel (razão entre o preço do metro quadrado de locação e de venda) foi de 0,58% em São Paulo e de 0,45% no Rio de Janeiro.

Há um ano, esses valores eram de 0,62% e 0,49% para São Paulo e Rio. Já em janeiro de 2008, os valores eram de 0,71% e 0,54%, na ordem.

Fonte: web.infomoney.com.br | 17.02.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dependente do IR poderá ter até 32 anos

Idade máxima, aprovada em comissão do Senado, valerá para quem cursar faculdade ou escola técnica

Notícias Gerais, por Redação

Mercado interno puxa altas da Bovespa

A Bovespa (Bolsa de Valore de São Paulo) entrou no último mês de 2011 com queda acumulada de 17,94%. Isso não significa, porém, que todos os investidores do mercado tenham perdido dinheiro neste ano.

Deixe seu Comentário:

=