Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/08/2011

Prefeitura de SP fechou 23 estabelecimentos por não cumprirem lei do lixo

SÃO PAULO – Até a última terça-feira (30), a prefeitura de São Paulo tinha fechado 23 estabelecimentos que desrespeitaram a Lei dos Grandes Geradores de Lixo. Após a promulgação do Decreto que aumenta a fiscalização, em novembro de 2010, eles tiveram 60 dias para regularizar sua situação.

De lá para cá, no entanto, a administração municipal aplicou 937 multas, 2.476 estabelecimentos se regularizaram, e, no último dia 9 de agosto, foi fechado por cinco dias o primeiro local em situação imprópria.

Lixo no lugar certo
A fiscalização  dos estabelecimentos funciona assim: após a constatação de que o local não está cadastrado no Limpurb, não tem coleta particular de lixo ou coloca os resíduos para coleta em via pública, os agentes que fazem vistoria aplicam multa de R$ 1.059 para cada irregularidade.

Em caso de nova vistoria e o estabelecimento continuar irregular, receberá multa e suas atividades serão suspensas por cinco dias. Mais uma vistoria será realizada e, se o grande gerador permanecer irregular, será novamente aplicada multa e a suspensão das atividades durará 15 dias.

Por fim, se na vistoria posterior o estabelecimento persistir de forma irregular, além de nova multa, ele terá seu alvará de funcionamento cassado permanentemente.

Legislação
Desde 2002, os estabelecimentos e condomínios que produzem mais de 200 litros de lixo por dia devem contratar coleta particular, manter o cadastro  atualizado no Limpurb e não deixar seus resíduos para a coleta em via pública. As mesmas regras valem para os condomínios não residenciais que geram diariamente 1 mil litros de lixo ou mais.

Então, a partir da sanção do Decreto 51.907/10, a fiscalização aumentou, já que fiscais de subprefeituras também passaram a poder autuar estabelecimentos, além da possibilidade de suspensão das atividades, em caso de reincidência e irregularidades.

Como efetuar o cadastro
Os estabelecimentos comerciais podem fazer o cadastro pela insternet (www.limpurb.sp.gov.br), nas praças de atendimento das subprefeituras ou diretamente no Limpurb (Rua Azurita, 100), entre 9h e 16h.

Basta preencher e imprimir os formulários de cadastro disponíveis no portal do órgão, no link de Grandes Geradores. Eles deverão ser apresentados junto com os documentos solicitados, como IPTU, CNPJ, contrato com a empresa que fará coleta, entre outros.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Reunião para discutir isenção do IR na PLR é novamente adiada

Foi novamente adiada a reunião entre governo e centrais sindicais para discutir a isenção do imposto de renda na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A reunião estava marcada para esta quarta-feira (30), mas passou para amanhã.

Notícias Gerais, por Redação

Apesar da crise, brasileiro deve ter crédito moderado em 2012

Apesar do agravamento da crise econômica mundial nos países desenvolvidos, os empréstimos de bancos e outras instituições financeiras aos consumidores brasileiros deverão aumentar em 2012, só que em ritmo mais lento que o verificado em 2011.-

Deixe seu Comentário:

=