Publicado por Redação em Dental - 02/12/2011

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Higienização constante e adequada, uso de protetor solar e chapéu são formas simples de se evitar a doença ou mesmo diagnosticá-la no início.

O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de dois centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na parte interna da boca etc. Em estágio avançado, pode surgir dificuldade para falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado, dor e caroço no pescoço.

Segundo o diretor-geral de Assistência Odontológica da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, Dr. Sérgio Augusto Ciantelli, além dos cuidados com certos hábitos nocivos, como o fumo e o álcool, as pessoas, também, precisam visitar o dentista periodicamente para a realização de exames de rotina. O profissional destaca que a incidência de câncer na terceira idade tem aumentado muito nos últimos tempos, por isso a importância da prevenção. “Quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura são muito maiores”, reforça.

Pessoas com maior risco para o câncer bucal (homens com mais de 40 anos, com dentes fraturados, fumantes, que bebem álcool e que usam próteses mal ajustadas) devem fazer anualmente o exame clínico da boca com médicos ou dentistas treinados nos centros de saúde.

Em Rio Claro, a rede pública oferece atendimento odontológico em nove Unidades de Saúde da Família, nas seis Unidades Básicas de Saúde, nos três Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), no Pronto Atendimento do Cervezão, no Serviço de Atendimento Especializado, no Centro de Habilitação Infantil, no Serviço de Atendimento ao Servidor e na unidade móvel (trailer), além de escolas.

Os atendimentos nas unidades são feitos mediante agendamento. São oferecidos trabalhos de clínica geral e especialidades. Para o atendimento nas especialidades é necessário pedido feito pelo dentista que atendeu o usuário nas unidades de saúde ou nas escolas. Vale ressaltar que dentro do atendimento realizado no CEO II é oferecido o atendimento para a prevenção de doenças da boca, como o câncer bucal. Esse trabalho é realizado em parceria com a Unicamp - Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Fonte: jornalcidade.uol.com.br|02.12.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Conheça seis drogas que prejudicam os dentes

Os vilões da saúde bucal estão por todo canto. Alguns já são velhos conhecidos, como o fumo e as drogas, outros, apesar de terem sua função para o organismo, podem prejudicar a boca

Dental, por Redação

O que é um diastema e como tratá-lo?

O "diastema" é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior.

Deixe seu Comentário:

=