Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/01/2014

Prévia da inflação desacelera para 0,67% em janeiro

A inflação começou o ano pressionada. O IPCA-15 de janeiro, embora tenha apresentado desaceleração, ficou em 0,67%, numa taxa tida como elevada.

O índice de dezembro, porém, havia sido maior: 0,75%. Em janeiro de 2012, o resultado foi de 0,88%. Em 12 meses, a inflação acumula alta de 5,63%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira.

O IPCA-15 utiliza a mesma metodologia do IPCA, índice oficial de inflação do país. Só difere o período de coleta, que no primeiro se encerra ao redor do dia 15 de cada mês. Por isso, o indicador é tido como uma prévia do IPCA.

Em dezembro, o índice oficial surpreendeu negativamente e fechou o ano em 5,91%, acima do previsto pelo mercado.

Para combater a inflação neste ano eleitoral, o governo deve manter neste início de 2014 a política de aumento de juros para reduzir o consumo e os preços.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Aumento do juro é o melhor remédio para combater inflação, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou que o aumento da taxa básica de juros é o melhor remédio para combater a inflação,

Notícias Gerais, por Redação

Com rumores de captação em iene, Banco do Brasil lidera altas do Ibovespa

As ações do Banco do Brasil (BBAS3) são destaque de alta no pregão dessa quarta-feira (18). Às 16h24 (Horário de Brasília), os papéis subiam 6,43%, aos R$ 19,37 - liderando a ponta compradora dentre os ativos que compõem o Ibovespa.

Notícias Gerais, por Redação

Sudeste tem o maior potencial de consumo para educação do Brasil

A região Sudeste possui o maior potencial de consumo para educação básica e superior do Brasil, segundo revela pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada na quinta-feira (26).

Notícias Gerais, por Redação

Governo pode estender estímulos à indústria para sustentar crescimento

Em reunião com o empreseriado brasileiro na noite da última quinta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff garantiu que o Governo tomará medidas adicionais para estimular a produção doméstica.

Deixe seu Comentário:

=