Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/08/2011

Projeto de lei quer ampliar lista de doenças que permite saque do FGTS

SÃO PAULO – A Câmara está analisando um projeto de lei (PL 653/11) que permite o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o trabalhador que adquirir doença especificada em lista elaborada pelos ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.

A lista está prevista na Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91) e dá direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem necessidade de carência. A proposta, do deputado Sandro Alex (PPS-PR), visa a estender o critério da previdência para os casos de saque do FGTS.

Análise da situação
Entre as doenças contidas na lista, estão a nefropatia grave e a moléstia renal, que exigem sessões semanais de hemodiálise. Alex entende que o paciente precisa arcar com certos custos que não são cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como o transporte que o leva para as sessões, mas não pode usar seu FGTS.

A Lei do FGTS (8.036/90) já permite que os indivíduos portadores de HIV/Aids, câncer e estágio terminal de alguma doença grave saquem o benefício. O deputado observa que a não congruência entre as leis impossibilita a movimentação do FGTS mesmo por pessoas que, pela legislação previdenciária, podem solicitar o auxílio-doença ou até mesmo aposentadoria sem carência.

O deputado ainda acredita que a proposta terá grande impacto social na vidas das famílias, sem onerar de forma intensa o sistema de proteção social.

Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 3310/00, que permite o saque do FGTS para tratamento de saúde de parentes em 1º grau acometidos de Aids. Os projetos serão analisados pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www.infomoney.com.br - 08.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Moda, uma oportunidade para empreender

A definição de moda como identidade cultural, artística e comportamental de um país é ampla. No Brasil, ainda mais. Pelo tamanho e importância, o setor é uma potente locomotiva da economia nacional que estima faturar algo em torno de R$ 135,7 bilhões em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais.

Notícias Gerais, por Redação

SP: decreto facilita fechamento de micro e pequenas empresas

O Decreto 58.451/2012 publicado no Diário Oficial do Estado facilita o fechamento de micro e pequenas empresas, que optaram pelo Simples Nacional, no estado de São Paulo.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IGP-10 acelera para 1,59% em agosto, diz FGV

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 1,59% em agosto, após alta de 0,96% em julho, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses até agosto, a inflação pelo IGP-10 ficou em 7,50%.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer reduzir preços das passagens aéreas para aumentar turismo interno

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, anunciou na quinta-feira (12) que vai se reunir ainda este mês com os presidentes de companhias aéreas do país para discutir medidas capazes de reduzir os preços das passagens nos vôos nacionais e, com isso, aumentar o turismo interno,

Deixe seu Comentário:

=