Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/08/2011

Projeto obriga comércio a informar preço dos produtos por quilo, litro ou metro

SÃO PAULO - Supermercados, hipermercados, mercearias e outros estabelecimentos comerciais podem ser obrigados a fixar, no mesmo espaço destinado à exposição dos preços à vista, os preços dos produtos  por quilo, litro ou metro, de acordo com a unidade de medida da embalagem. É o que determina a proposta aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
 
De acordo com o relator da proposta, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), o principal benefício é que os consumidores poderão comparar os preços, com base na quatidade de produto oferecida.
 
O parlamentar afirma, segundo a Agência Câmara, que a informação evitará confusões provocadas por ações de marketing, que lançam produtos no mercado em uma embalagem com certa quantidade e, após a aceitação do consumidor, a quantidade é reduzida e o preço mantido, sem o consumidor ser avisado.
 
Proposta
A matéria foi aprovada em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, a não ser que haja recurso para ser votado no Plenário. A medida está prevista em substitutivo ao Projeto de Lei 4835/09, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT).
 
O substitutivo retirou a multa prevista no projeto de um a dez salário mínimos por dia para quem descumprir a medida, isso porque o Código de Defesa do Consumidor já prevê sanções para esse tipo de infração.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 26.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Médicos fazem protestos e paralisações hoje (30) e amanhã (31)

Médicos de pelo menos 20 Estados prometem fazer protestos e paralisações nesta terça-feira (30) e quarta (31) contra o Programa Mais Médicos e os vetos à lei que regulamenta o exercício da medicina, o chamado Ato Médico.

Notícias Gerais, por Redação

Centrais querem que fator previdenciário seja votado na próxima semana

As centrais sindicais vão pressionar o comando da Câmara para colocar em votação na próxima semana o projeto de lei que estabelece o fim do fator previdenciário.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto prevê crescimento médio de 4,7% no governo Dilma

Com a divulgação ontem da expansão de apenas 2,7% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Planalto projeta agora uma média de crescimento nos quatro anos do governo Dilma Rousseff de 4,7%, de acordo com números divulgados no balanço do PAC

Deixe seu Comentário:

=