Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/06/2011

Projeto prevê isenção de impostos para materiais escolares

SÃO PAULO - Tramita no Senado Federal o PLS (Projeto de Lei do Senado) 256/10, que prevê a isenção de impostos para materiais escolares, uniformes e outros equipamentos exigidos pelas escolas de ensino básico.

De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a proposta foi aprovada, na última terça-feira (21), pela CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) e será examinada, em decisão terminativa, pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Preços mais baixos
Conforme publicado pela Agência Senado, Crivella acredita que com a isenção de impostos, taxas e contribuições, os materiais escolares terão preços mais baixos, facilitando a aquisição dos produtos solicitados, uma vez que as famílias já são oneradas com outras obrigações fiscais – como impostos sobre imóveis e veículos - no período em que são feitas as compras escolares.

O relator da matéria na CE, senador José Agripinio (DEM-RN), observa também que a falta de condições para comprar materiais escolares é uma das principais razões da evasão escolar.

“Não podemos fechar os olhos à realidade pela qual passa a maioria das famílias, oprimidas pelos gastos do início de cada ano letivo, muitas vezes superiores à sua capacidade de pagamento”, disse o senador.

A proposta determina que o Poder Executivo, caso a medida entre em vigor, regulamente a lei que resultar desse projeto, para listar os materiais sujeitos à isenção. A regulamentação deverá ser feita em 90 dias após a promulgação da lei.

Fonte: web.infomoney.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita diz não ter poder para decidir correção da tabela do IR

A política de correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) depende de uma definição do governo federal e não pode ser mudada livremente pelo Fisco, esclareceu nesta quarta-feira a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.  

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de inadimplência no Brasil foi de 5,5% no ano, diz BC

A taxa de inadimplência geral (para pessoa física e pessoa jurídica) ficou em 5,5% no mês passado, ante a 5,6% em novembro, segundo divulgação do Banco Central nesta sexta-feira (27). No ano, a taxa registrada foi de 5,5%, ante 4,5% em 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego no país recua para 9,7%, aponta Seade/Dieese

A taxa de desemprego no país em novembro recuou para 9,7%, ante 10,1% em outubro, de acordo com PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em sete regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira (21).

Deixe seu Comentário:

=