Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/03/2013

Qual o percentual de ações ideal em um plano de previdência?

Dúvida da internauta: Vou começar a trabalhar em uma empresa privada e quero contratar uma previdência privada. O banco que escolhi não cobra taxa de carregamento, e as de administração variam na faixa 3% a 1,25%, de acordo com a porcentagem de renda variável no plano. Qual porcentagem vocês indicariam, 15%, 30% ou 49%? Tenho 22 anos, quero contribuir por 30 anos e tenho condições de poupar 700 reais por mês, por enquanto.

Resposta de Fernando Meibak*:

Muito importante sua decisão de poupar recursos, alocando num produto de longo prazo. Os produtos de previdência são interessantes, mas têm como desvantagem o custo de taxa de administração. Nos patamares atuais de juros, não recomendamos investimentos em fundos de previdência com taxas acima de 1,25% ao ano. Dentre os três percentuais indicados para renda variável, pode ser o primeiro patamar, de 15%, mas caberia também a segunda opção, de 30%, devido à sua idade de 22 anos.

Se o plano não atender por razões de custos, minha recomendação é que você pesquise o tema Tesouro Direto. É simples e barato. Indicaria investir mensalmente em Notas do Tesouro Nacional - Série B , com vencimento em 2045 ou 2050. Esses títulos rendem juros de cerca de 4% ao ano, mais a variação do IPCA. Não se preocupe com o risco (é Tesouro Nacional) nem com o vencimento, pois quando precisar de recursos poderá vender os títulos por meio do sistema Tesouro Direto, que semanalmente faz essas recompras

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR:Previdência para filhos poderá ser abatida

O recolhimento à previdência privada de contribuição para filhos estudantes de até 24 anos de idade e sem renda própria poderá contar com abatimento na base de cálculo de deduções do Imposto de Renda,

Previdência Corporate, por Redação

Quase 50% dos expatriados querem se aposentar no país em que trabalham

Quase a metade dos expatriados (47%) com idade superior a 55 anos gostaria de se aposentar no país no qual estão trabalhando, segundo revela pesquisa realizada pelo HSBC.

Previdência Corporate, por Redação

Conheça as principais diferenças e riscos das gestoras de Previdência Privada

Os recursos aportados no fundo são investidos em ativos de renda fixa ou variável. "Os produtos também podem ser diferentes com relação a segmentação, diversificação, taxas cobradas e serviços oferecidos, que envolvem acesso à informação, agilidade e consultoria", diz Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Deixe seu Comentário:

=