Publicado por Redação em Dental - 02/05/2014

Quem usa aparelho não pode comer amendoim; veja 15 mitos

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de que terá que usar aparelho ortodôntico, várias questões vêm à cabeça. Será que vai doer muito? Como vou ficar? Por quanto tempo terei que usá-lo? Vou ter que mudar meus hábitos alimentares? Com o intuito de acabar com parte dessas dúvidas, Marcela Encinas e Renata Camargo, ambas dentistas da clínica Sorridents, explicam o que é verdade e o que é mito sobre o tema.

Aparelho ortodôntico funciona mais na dentição permanente
Mito. Não existe a questão de funcionar melhor ou pior na dentição permanente ou decídua ("leite"). O tratamento ortodôntico quando bem indicado e na fase correta terá sucesso e podemos separá-los em preventivo e corretivo. O preventivo é indicado na dentição decídua ou mista, quando diagnosticamos precocemente um problema e conseguimos tratá-lo de uma maneira não tão radical. O corretivo já está vinculado à dentição permanente.

Você terá melhores resultados se usar o aparelho na infância
Verdade. Se for a questão do tratamento preventivo. Um bom exemplo em que esse tratamento funciona melhor é em problemas de muita falta de espaço, mordida cruzada ou aberta.

Aparelhos precisam de cuidados especiais
Verdade. É preciso ter mais atenção na hora da escovação. É normal que ela se torne mais demorada e detalhada para evitar acúmulo de comida, afinal, com o aparelho é mais fácil ficar resíduos nos cantos dos dentes ou entre eles. E também é preciso atenção com o que se come e como se come.  

Quem usa aparelhos ortodônticos não pode comer alimentos como amendoim, pipoca, manga
Mito. É permitido comer de tudo contato que se saiba comer. É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho.  

Usar aparelhos ortodônticos é sempre muito doloroso e demora demais para se conseguir resultados
Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes. Mas hoje se sabe que não adianta forçar demais, pois força em excesso faz mal para o organismo, uma vez que ele precisa de um tempo de reparação a cada movimento. E o tempo médio de tratamento costuma ser dois anos, o que não é considerado um período muito longo.

Aparelho estético é menos eficiente.
Mito. É tão eficiente quanto o comum. Eles são apenas mais frágeis.
 
Depois de um tempo sem o aparelho é possível os dentes voltarem a ficar tortos.
Verdade. A oclusão (relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior) não é estática, ela está sempre em movimento. Por isso a importância do aparelho contenção. Se a pessoa usou aparelho ortodôntico por dois anos, ela precisará ficar mais dois anos com a contenção para que o osso e os ligamentos periodontais entendam e memorizem qual é o lugar deles agora.

Quanto mais apertado o aparelho, mais eficiente
Mito. Força demais não tem nada a ver com o tratamento. Já falamos que ela em excesso pode até prejudicar a arcada dentária e os dentes.

Quem usa aparelho ortodôntico apresenta dificuldade para falar
Verdade, no começo. Existem pessoas que estranham muito os aparelhos no início por conta da nova posição dos lábios e sentem uma dificuldade para falar, mas, depois de um tempo, todo mundo acostuma.

A manutenção do aparelho só pode ser feita no consultório
Verdade. Só o ortodontista sabe como deve ser feita a manutenção do aparelho.

Existem aparelhos gratuitos
Verdade. Existe aparelho gratuito para o paciente, porque alguém sempre paga por ele. Muitas vezes é a própria clínica para garantir a fidelidade desse paciente.

Quem usa aparelhos tem mais propensão a atrair raios
Mito. Não há registros de acidentes com raios causados pela utilização de aparelhos.

Aparelhos ortodônticos são todos iguais e servem para a mesma coisa
Mito. Eles variam no tamanho, angulação e profundidade do slot (área que aloja o fio ortodôntico). Podem ser metálicos ou estéticos.

A cola que segura os braquetes mancha os dentes
Mito. As "colas", que na realidade chamam resinas, são especiais para tratamentos ortodônticos. O que mancha os dentes é a falta de escovação.

Não dá para beijar na boca com aparelho, pois você pode se machucar ou machucar a outra pessoa
Mito. Não existe nenhuma contraindicação a namorar ou beijar na boca para quem usa aparelho. É só uma questão de ter cuidado e não ser tão afoito na hora do beijo.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição.

Dental, por Redação

A boca no centro das atenções

A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa

Dental, por Redação

Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais

Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

Deixe seu Comentário:

=